Galo-da-campina

Aves

 

1) Nome Popular :  Galo-da-campina
2) Nome científico :  Paroaria dominicana
3) Onde pode ser encontrado em vida livre na cidade:    Parques: Ibirapuera, Aclimação, Jardim Míriam e Parelheiros.
4) Biologia: Habitat: Mata baixa rala e bem ensolarada (caatinga); beira de rios (cerrado)
Comportamento: Para comer, anda e saltita catando sementes no próprio colmo do solo. Se reunem à beira de cacimbas ou poços naturais na caatinga, a fim de tomar banho.
Alimentação: Predominantemente granívora com adaptação para consumo de sementes muito amargas em padrões humanos. Esmagam a semente. Semente preferida= gramínea. Temporária e ocasionalmente se tornam insetívoros.
Reprodução: Durante a reprodução vivem estritamente aos casais sendo extremamente fiéis a um território, defendido pelo macho.
 
Grau de ameaça no Estado de S.Paulo e no Brasil
5) Relação com a cidade (adaptação, impacto, doenças)   É uma das espécies que mais pesado tributo paga ao comércio ilegal de aves silvestres.
6) Curiosidades(tamanho, coloração, etc)  Tem 17,2cm. Plumagem de cabeça vermelha, curta e ereta, sobretudo na nuca do macho. Partes superiores cinzentas exceto o dorso anterior que é composto de penas negras no ápice e brancas na base, o que dá ao conjunto um aspecto escamoso de negro e branco. Dorso posterior e coberteiras superiores das asas manchadas de negro; maxila anegrada, mandíbula cinzento-clara.
7) Histórico e fatos interessantes de animais atendidos:  
8) Fontes consultadas  Sick, H. Ornitologia Brasileira. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1997.