Anu-branco

Aves

 

1) Nome Popular :  Anu-branco
2) Nome científico :  Guira guira
3) Onde pode ser encontrado em vida livre na cidade:
 
 Parques Alfredo Volpi, Anhanguera, Burle Marx, Carmo, Ibirapuera, Aclimação e Fazenda Capivari (SABESP)- Distrito Eng.º Marsilac
4) Biologia: Habitat: Campos, parques e jardins.
Comportamento: Vivem em grupos, passam o dia juntos e à noite dormem numa mesma árvore. Os grupos compostos de 6 a 18 indivíduos, mostram uma tendência à formação de pares e há complexo sistema de comunicação vocal entre os indivíduos. Quando empoleira, tem o costume de arrebitar a cauda e jogá-la até as costas.
Alimentação: Artrópodes e pequenos vertebrados.
Reprodução : O ninho situa-se geralmente na forquilha de uma árvore a cerca de 5m do solo. Colocam de 5 a 7 ovos em ninhos individuais ou comunitários. Há forte competição por alimento entre os numerosos filhotes e poucos sobrevivem.
Grau de ameaça no Estado de S.Paulo e no Brasil
5) Relação com a cidade (adaptação, impacto, doenças)   Os anus são úteis à lavoura, mas são atingidos pela ação impactante dos inseticidas.
6) Curiosidades(tamanho, coloração, etc)  É conhecido na Europa como Cuco. Põe os ovos nos ninhos de outras aves para que estas os choquem. Seus ninhos grandes são aproveitados por pássaros, mamíferos e cobras.
Quando do reencontro dos componentes do bando, é comum observar-se as aves posicionarem-se lado a lado, num galho horizontal, juntando-se em filas apertadas, havendo caminhadas uns nas costas dos outros para forçar a penetração. Os anus arrumam-se reciprocamente a plumagem.
É comum encontrar ovos quebrados no solo, sob os ninhos comunitários, devido à ocupação do mesmo por várias fêmeas.
7) Histórico e fatos interessantes de animais atendidos:  
8) Fontes consultadas  Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. R.J. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 912 p.
Höfling, E & Camargo, H. F. A. 1993. Aves do Campus. Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 126 p.