Pica-pau-de-cabeça-amarela, João-velho

Aves

 

1) Nome Popular :  Pica-pau-de-cabeça-amarela, João-velho
2) Nome científico :  Celeus flavescens
3) Onde pode ser encontrado em vida livre na cidade:    CR: Parques Alfredo Volpi, Anhanguera, Burle Marx, Guarapiranga, Ibirapuera, e bairros Engº Marsilac e Vargem Grande
4) Biologia: Habitat: Florestas, pomares e caatingas.
Comportamento: Vivem solitários, a maioria é arborícola. Dormem em ocos de árvores. São agressivos.
Alimentação: Bagas, frutos e insetos. Apesar de arborícola, desce ao solo para para capturar formigas e cupins.
Reprodução: O casal elabora uma cavidade na madeira a cada período reprodutivo. Utilizam, principalmente, árvores velhas e de grande porte para nidificar. Gostam de fazer ninhos em eucaliptos mortos.Põem de 2 a 4 ovos, que desenvolvem-se em tempo curto, de aproximadamente 12 dias. Os filhotes permanecem no ninho por 1 mês, no mínimo, mesmo já tendo capacidade de vôo.
Grau de ameaça no Estado de S.Paulo e no Brasil
5) Relação com a cidade (adaptação, impacto, doenças)
 
São úteis à conservação da natureza, pois se alimentam de cupins, formigas e seus ovos, além de outros insetos nocivos à madeira.
O reflorestamento com eucaliptos, pinus e capoeiras nativas não favorecem a existência de pica-paus, pois não conseguem formar seus ninhos.
São sensíveis aos inseticidas. A existência de pica-paus pode até servir de indicador de área verde intacta.
6) Curiosidades(tamanho, coloração, etc) Fácil de reconhecer pelo tamanho, 27cm e coloração amarela da cabeça. Os filhotes ainda com poucos dias de idade, ainda cegos, agarram-se às paredes e começam a martelar como os pais, e um pouco mais tarde emitem o canto característico dos pais.
Seus ninhos são utilizados por várias aves, como psitacídeos, mamíferos, como o mico-leão, répteis e anfíbios. Muitas vezes, estes animais se “apossam” de seus ninhos, expulsando os pica-paus.
7) Histórico e fatos interessantes de animais atendidos:  
8) Fontes consultadas  Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 912p.
Hofling, E & Camargo, H. F.A. 1993. .Aves no Campus. Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, São Paulo. 126 p.