Tico-tico

Aves

 

     foto: Marco Kawall

1) Nome Popular :  Tico-tico
2) Nome científico :  Zonotrichia capensis
3) Onde pode ser encontrado em vida livre na cidade:    É comum e abundante em todos os parques e bairros da cidade
4) Biologia: Habitat: Encontrado praticamente em todos os tipos de habitat: campos, beiras de florestas, capoeiras, áreas urbanas arborizadas.
Comportamento; São encontrados solitários, aos pares e também em grupos homogêneos. Enquando são perturbados no ninho, algumas vezes os adultos tentam atrair o intruso para longe do ninho correndo no chão e fingindo ter uma asa quebrada.
Alimentação: Alimentam-se de sementes, insetos, geralmente no solo onde se movimenta aos pulinhos.
Reprodução: Os ninhos contém de 3 a 5 ovos. Os filhotes nascem após 12 ou 13 dis de incubação e são alimentados pelos pais . Abandonam o ninho 9 a 12 dias após o nascimento, tornando-se independentes com 20 a 30 dias de vida.
Grau de ameaça no Estado de S.Paulo e no Brasil: Pelo fato do tico-tico ser vítima do parasitismo do chopim, além da expulsão pelo próprio homem (urbanização), cita-se que há declínio de suas população.
5) Relação com a cidade (adaptação, impacto, doenças)  Atacam regularmente revoadas de cupins, contribuindo com o controle biológico de pragas.
6) Curiosidades(tamanho, coloração, etc) Apresenta topete listrado típico. É comum os chopins colocarem seus ovos em ninhos de tico-ticos que os chocam. Os filhotes das 2 espécies são criados juntos com sucesso.
7) Histórico e fatos interessantes de animais atendidos:  
8) Fontes consultadas  *Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 912 p.
* Belton, William. 1994. Aves do Rio Grande do Sul: Distribuição e Biologia. Ed. Ursinos, São Leopoldo. 584 p.