Veado-catingueiro

Mamíferos

 

1) Nome Popular :  Veado-catingueiro
2) Nome científico :  Mazama gouazoupira
3) Onde pode ser encontrado em vida livre na cidade:
 
 CR: Parque Anhanguera, Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Estadual da Cantareira
4) Biologia: Habitat: Campos, caatingas, florestas primárias e secundárias, borda de matas, regiões alagadas e plantações.
Comportamento: Possui hábito diurno e noturno, terrestre e solitário. Quando inativo descansa em local protegido.
Alimentação: Frutos, fungos, folhas, brotos verdes e macios, e flores caídas
Reprodução : Um único filhote a cada gestação que dura cerca de 150 dias.
 
Grau de ameaça no Estado de S.Paulo e no Brasil
5) Relação com a cidade (adaptação, impacto, doenças)
 
 Devido a expansão urbana as áreas domiciliares dos veados-catingueiros estão sendo reduzidas e suprimidas. O constante aumento do número de estradas que fragmenta seu habitat tem sido, além da caça predatória, uma das principais causas de impacto sobre as populações naturais que ainda vivem no município de São Paulo. Atropelamentos em estradas locais e estaduais tem vitimado muitos veados.
6) Curiosidades(tamanho, coloração, etc)  O macho possui chifres que caem uma vez por ano. Os filhotes possuem manchas brancas e são extremamente ágeis.
7) Histórico e fatos interessantes de animais atendidos: No município de São Paulo os veados catingueiros são freqüentes vítimas de atropelamentos, queimadas, caça e ataques de cães.
Em dezembro de 1995 foi encontrado um filhote (cadastro 3774) , fêmea, no Km 27 da rodovia Anhanguera. O animal chegou a clínica pesando 1 Kg, como sua mãe não foi encontrada nas redondezas, provavelmente vítima de atropelamento ou caça, o filhote foi mantido na Divisão de Fauna sendo amamentado artificialmente. Após atingir maturidade foi encaminhado a um criador conservacionista.
Menos sorte teve um filhote macho (cadastro 4846), encontrado em uma queimada em Cajamar em agosto de 1996. O animal, pesando apenas 1,2 Kg, teve os membros e toda a parte inferior do corpo queimados, teve que ser submetido a eutanásia por apresentar mais de 50% da superfície corpórea queimada.
Os veados catingueiros, assim como todas as espécies silvestres de São Paulo são vítimas dos desmatamentos. Foi o caso de um veado adulto, macho (cadastro 7370), que foi encontrado em agosto de 1997 próximo a um desmatamento na Freguesia do Ó, apresentando descolamento da região mentoniana devido aos traumatismos sofridos no meio urbano. O animal foi internado, teve seus ferimentos suturados e submetido a antibioticoterapia. Após recuperação de seu estado de saúde foi solto no mês seguinte no Parque Anhanguera.
8) Fontes consultadas  *Nowak K. 1991. Walker’s Mammal of the World, Vol. VI. The Hopkins University Press, 1101 p.
*Silva, F. 1984. Mamíferos Silvestres. Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
*Arquivos da Divisão de Fauna