Andorinha-pequena-de-casa

Aves

 

1) Nome Popular :  Andorinha-pequena-de-casa
2) Nome científico :  Notiochelidon cyanoleuca
3) Onde pode ser encontrado em vida livre na cidade:    Encontrada em todos os parques, bairros e áreas verdes da cidade.
4) Biologia: Habitat: Cidades e fazendas.
Comportamento: Frequentemente o mesmo ninho é usado durante anos seguidos. Possue hábitos migratórios, congregando-se às centenas nesses períodos e sobretudo antes de dormir.
Alimentação: Insetos. Apanha em vôo revoadas de cupins e formigas, vespas e abelhas.
Reprodução : Coloca seu ninho em cavidades formadas por saliências de telhas e escoadouros de muros. Põe 2 a 6 ovos brancos incubados pelo casal por 15 dias. Os filhotes são alimentados no ninho por 26 dias e se tornam independentes aos 40 dias.
 
Grau de ameaça no Estado de S.Paulo e no Brasil
5) Relação com a cidade (adaptação, impacto, doenças)
 
O emprego de inseticidas causa a morte de muitas andorinhas. Elas podem ingerir insetos envenenados e pousar em galhos envenenados também por agrotóxicos, o que contribui para o declínio de população de andorinhas.
6) Curiosidades(tamanho, coloração, etc)  No inverno, as andorinhas abandonam os locais frios, migram para locais mais amenos e no final do inverno voltam em bandos barulhentos à sua região natal. Este retorno anuncia que a primavera está chegando. As andorinhas-pequenas-de-casa pousam frequentemente em fios, antenas de tv e galhos, no entanto os andorinhões são completamente incapazes de se empoleirar. Por isso os andorinhões só são vistos voando. Na hora do crepúsculo podem ser confundidos com morcegos pequenos.
7) Histórico e fatos interessantes de animais atendidos:  
8) Fontes consultadas  Guia Ilustrado: O mundo dos Animais - AVES I - São Paulo, Ed. Nova Cultural, 1985.
Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 912 p.
Hofling, E; Camargo, H. F.A. 1993. .Aves no Campus. Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, São Paulo, 126 p.