Saíra-amarela

Aves

 

1) Nome Popular :  Saíra-amarela
2) Nome científico :  Tangara cayana
3) Onde pode ser encontrado em vida livre na cidade:   CR: Parques Ibirapuera, Alfredo Volpi, Anhanguera, Burle Marx, Carmo.
4) Biologia: Habitat: Matas abertas e ciliares, capoeiras, áreas cultivadas, parques, jardins, quintais, e também cerrados.
Comportamento: Vive aos pares ou em pequenos grupos.
Alimentação: Alimenta-se de frutos de árvores como a aroeira-vermelha e a magnólia além de insetos como cupins e vespas.
Reprodução: Ninho em forma de taça aberta feito com folhas, raízes e capim. A fêmea é a prioncipal responsável pela construção do ninho, incubação, normalmente de 2 ovos, e aquecimento dos filhotes. O macho alimenta fêmea e os filhotes.  
Grau de ameaça no Estado de S.Paulo e no Brasil
5) Relação com a cidade (adaptação, impacto, doenças)   Ao alimentarem-se de cupins, colaboram com o controle biológico de pragas.
6) Curiosidades(tamanho, coloração, etc)  A coloração predominante é amarelo-prateada e o macho possue uma máscara negra. A fêmea é mais pálida do que o macho e não possue coloração preta.
7) Histórico e fatos interessantes de animais atendidos:  
8) Fontes consultadas  Sick, H. Ornitologia Brasileira. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 1997.
Hofling, E & Camargo, H. F.A. 1993. Aves no Campus. Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, São Paulo, 126 p.