Araponga, Ferreiro

Aves

 

1) Nome Popular :  Araponga, Ferreiro
2) Nome científico :  Procnias nudicollis
3) Onde pode ser encontrado em vida livre na cidade:   CR: Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Curucutu; Fazenda Capivari (SABESP) - Distrito de Engenheiro Marsilac, PQ. Previdência
4) Biologia: Habitat: Vive em matas primárias, porém podem habitar capoeiras (matas secundárias) que possuam árvores frutíferas. Tem preferência a ocuparem os galhos mais altos das árvores.
Comportamento: O macho elege certos galhos de árvores, que são usados anos por muitos anos, para sua cerimônia de canto atraindo várias fêmeas. Os machos de outras espécies como o pavó, por exemplo, se associam para cantar juntos formando uma verdadeira “arena”.
Alimentação: Frutas silvestres, preferencialmente as suculentas, e também pequenos insetos.
Reprodução: Sua reprodução ocorre no final do ano. O ninho é como uma tigela rasa lembrando o de pombos silvestres.
 

Grau de ameaça no Estado de S.Paulo e no Brasil:

SP: Ameaçada de extinção, classificado como V.U. - Vulnerável: espécie que apresentam alto risco de extinção a médio prazo.

5) Relação com a cidade (adaptação, impacto, doenças)
 
 As aves pertencentes a família Cotingidae estão entre as mais eficientes disseminadoras das plantas cujos frutos se alimentam. Isto porque o poder germinativo das sementes não é prejudicado ao passar pelo trato digestivo dessas aves, podendo ser inclusive maximizado.
É procuradíssima pelo mercado de “aves de gaiola” devido ao seu canto e coloração característicos. A captura ilegal da araponga em vida livre e a crescente destruição de seu habitat são os principais motivos de ameaça.
6) Curiosidades(tamanho, coloração, etc)  É uma das aves mais famosas e mais típicas do sudeste brasileiro. Seu som é composto por dois elementos: o primeiro é como uma martelada, recordando o som de um golpe dado pelo martelo sobre uma bigorna, o segundo são gritos menos fortes, que soam como o atrito de uma lima sobre o ferro. Guimarães Rosa, em citação poética, disse: “Silêncio tenso como pausa de araponga”.
7) Histórico e fatos interessantes de animais atendidos:  
8) Fontes consultadas  Santos, E. 1985. Amador de pássaros, captura , manutenção, e criação. Ed. Itatiaia Ltda. Belo Horizonte.
Sick, H. 1997. Ornitologia Basileira. Ed. Nova Fronteira, Rio de Janeiro. 912 p.