Tucano-de-bico-verde

Aves

 

    foto: Marcos Kawall

1) Nome Popular : Tucano-de-bico-verde
2) Nome científico :  Ramphastus dicolorus
3) Onde pode ser encontrado em vida livre na cidade:    Parque Alfredo Volpi
4) Biologia: Habitat: Áreas florestadas, desde o litoral até zonas montanhosas, incluindo as florestas de planalto.
Comportamento: Quando se alimentam de frutos atuam como dispersores de sementes, regurgitando ou defecando-as.
Alimentação: Frutos, artrópodes e pequenos vertebrados. Dentre os frutos estão os de diversas palmeiras, como o palmiteiro, o jerivá e a palmeira-elegante e também jabuticabas e amoras. Podem saquear ninhos de outras aves. Os filhotes são alimentados pelo casal com larvas, insetos e frutos macios.
Reprodução : o ninho é feito em cavidades de árvores. Enquanto está incubando os ovos no ninho, a fêmea é alimentada pelo macho.  
Grau de ameaça no Estado de S.Paulo e no Brasil
5) Relação com a cidade (adaptação, impacto, doenças)   Importante como dispersores de sementes de frutos, regurgitando-as e defecando-as em outras áreas após alimentação. Devido à beleza, são comercializados clandestinamente.
6) Curiosidades(tamanho, coloração, etc)  Tamanho médio de 48cm com papo amarelo e bico verde, com aparência de maciço. Embora dê a impressão de ter bico forte e robusto, o bico dos tucanos é extremamente leve e sem condições anatômicas para “cortar” o alimento ou escavar madeira dura.
7) Histórico e fatos interessantes de animais atendidos:  
8) Fontes consultadas  Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 912p.
Hofling, E & Camargo, H. F.A. 1993. .Aves no Campus. Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, São Paulo. 126 p.