Garça-branca-pequena

Aves

 

1) Nome Popular :  Garçca-branca-pequena
2) Nome científico :  Egretta thula
3) Onde pode ser encontrado em vida livre na cidade:
 
 Em lagos, represas, córregos e brejos da cidade, inclusive nos rios Tietê e Pinheiros.
4) Biologia: Habitat: Habita bordas de lagos, rios, banhados e à beira - mar
Comportamento: Vivem em grupos e migram em pequenas distâncias para dormir.
Alimentação: Peixes, insetos, larvas, carangueijos, anfíbios e pequenos répteis.
Reprodução: Associam-se em colônias formando ninhais com outras espécies, o casal constrói uma plataforma de galjos secos sobre uma árvore, geralmente próxima a água, onde incuba 3 a 7 ovos durante 25 a 26 dias. 
Grau de ameaça no Estado de S.Paulo e no Brasil
5) Relação com a cidade (adaptação, impacto, doenças)
 
 No período que antecede a reprodução, um grande número de garças-brancas-pequenas e grandes podem ser encontradas nos lagos, rios, represas e espelhos d’água da cidade de São Paulo. Como seus dormitórios são estabelecidos em árvores próximas a essas coleções de água, muitas vezes o excesso de suas fezes ácidas pode causar danos temporários à vegetação.
Por outro lado essas duas espécies de garças cumprem importante papel no controle das populações de peixes nos lagos e represas eutrofizadas como os lagos dos Parques Ibirapuera e Aclimação, além das Represas Billings e Guarapiranga.
6) Curiosidades(tamanho, coloração, etc)  Totalmente branca. Bico e tarsos negros e pés amarelos. A plumagem é rica em pó, o qual é produzido por plumas de pó concentradas no peito e nos lados do corpo.
7) Histórico e fatos interessantes de animais atendidos:  
8) Fontes consultadas  *Höfling, E., Camargo, H.F.A 1993 Aves no Campus. 2ED. Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 126 p.
*Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 912 p.