CGM-SP realiza oficina sobre a LAI e o meio ambiente urbano

Representantes da área ambiental e da sociedade civil debatem sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI) e os mecanismos de controle social

A Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI) da Controladoria Geral do Município (CGM-SP) realizou nesta quinta-feira (14) mais uma edição da série de oficinas sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI). Dessa vez, o tema escolhido foi Meio Ambiente Urbano, com foco na geração e destinação de resíduos sólidos.


Na abertura do evento, Lindalva Oliveira, Diretora da Divisão de Fomento ao Controle Social da COPI, apresentou a estrutura da Controladoria Geral do Município (CGM) e fez uma breve introdução sobre a LAI.

Compondo a mesa de explanações, Gina Rizpah Besen, ambientalista e doutora em Saúde Pública na área de Saúde Ambiental falou sobre os desafios e lacunas para o controle social nas questões de meio ambiente urbano. Gabriel Ponzetto, diretor da Divisão de Transparência Ativa da COPI, apresentou o Portal da Transparência e o Sistema de Informação ao Cidadão (e-SIC). Fechando o quadro de explanações, Joara Marchezini, da ONG Artigo 19, deu dicas e falou sobre boas práticas para a elaboração de um pedido de informação.

Representante do Conselho Participativo da Sé, Dora Lima destacou que as oficinas aproximam mais os cidadãos da Prefeitura e tiram dúvidas importantes sobre a Lei de Acesso à Informação. “Achei a oficina muito esclarecedora e pude entender melhor como funciona o Portal da Transparência” elogiou. Elba Mara, servidora da Área de Participação Social da Secretaria de Direitos Humanos, achou a metodologia da oficina muito instrutiva. De acordo com ela, o e-SIC é uma importante ferramenta de controle e participação Social. “Muito interessante para o cidadão saber se o seu bairro possui ecoponto ou como fazer um pedido de informação de forma correta” enfatizou.

Para participar das oficinas sobre da LAI, é necessário se inscrever com antecedência devido ao número restrito de participantes. Para saber quando será a próxima acompanhe as notícias na página da CGM e nas Redes Sociais.
 

Veja as oficinas anteriores:

>>>> LAI com Moradia
>>>> LAI com Mulheres