Raiva

  

Imagem do sistema nervoso central, visto ao microscópio de imunofluorescência, com inclusões resultantes do vírus da raiva. 

Fonte: LabZoo

 

O que é?

A raiva é uma encefalite, considerada a zoonose viral com maior taxa de letalidade conhecida pela humanidade, sem tratamento eficaz comprovado após o aparecimento dos sinais clínicos neurológicos da doença.

Distribuição da raiva

Tem distribuição global e causa cerca de 59 mil mortes humanas ao ano, principalmente em crianças de países em desenvolvimento (Organização Mundial da Saúde – WHO, 2018).

O Município de São Paulo é considerado área controlada, sendo o último caso de raiva humana notificado em 1981.

Transmissão

A infecção geralmente tem início com o contato da saliva de um animal doente, seja por mordida, arranhadura ou lambedura do tecido muscular lesionado, onde o vírus da raiva (Lyssavirus rabies, RABV) é depositado na lesão e atinge os nervos periféricos, alcançando o sistema nervoso central (SNC) do indivíduo, local em que ocorre a replicação viral e disseminação para as glândulas salivares.

Prevenção?

Evitar contato com animais desconhecidos, em caso da mordedura, lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e dirigir-se à unidade de saúde mais próxima.?

No caso de morcegos, em hipótese alguma se deve manuseá-los, entre em contato com o telefone 156 e acione a Divisão de Vigilância de Zoonoses, que possui equipe treinada para capturar o animal no local.

Veja também:

 

PROFISSIONAIS:

Diagnóstico laboratorial

·         Imunofluorescência Direta (IFD): pesquisa do antígeno em material suspeito. Resultado em até 48 horas úteis.

·         Isolamento Viral em Cultivo Celular (IVCC): prova para isolamento viral. Resultado em até 21 dias.

Amostra e envio

de material

·         Material: encéfalo, fragmentos do córtex, cerebelo, hipocampo e tronco encefálico. Para morcegos, após a eutanásia enviar o animal inteiro.

·         Acondicionar o material em saco plástico duplo ou frasco rígido com tampa, evitando vazamentos e risco de acidentes.

·         Enviar congelado.


Parasitológico de fezes           Início           Sorologia para Raiva