Raiva em animais

Saiba mais

   


INFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA


 A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.

Transmissão:

A transmissão da raiva ocorre quando os vírus da raiva existentes na saliva do animal infectado penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. A raiva apresenta três ciclos de transmissão:

- urbano: representado principalmente por cães e gatos;
- rural: representado por animais de produção, como: bovinos, eqüinos, suínos, caprinos;
- silvestre: representado por raposas, guaxinins, primatas e, principalmente, morcegos.

Sintomas:

Em todos os animais costumam ocorrer os seguintes sintomas:

– dificuldade para engolir;
– salivação abundante;
– mudança de comportamento;
– mudança de hábitos alimentares;
– paralisia das patas traseiras.

Nos cães, o latido torna-se diferente do normal, parecendo um “uivo rouco”, e os morcegos, com a mudança de hábito, podem ser encontrados durante o dia, em hora e locais não habituais.

Prevenção

- Levar os animais domésticos para serem vacinados contra a raiva, anualmente;
- Não deixar o animal solto na rua e usar coleira/guia no cão ao sair;
- Evitar tocar em animais estranhos, feridos e doentes;
- Não perturbar animais quando estiverem comendo, bebendo ou dormindo;
- Não tentar separar animais que estejam brigando;
- Informar a existência de morcegos encontrados em horários e locais não habituais (voando baixo, durante o dia, caídos). Nestes casos, nunca colocar a mão diretamente no morcego. Tente imobilizá-lo colocando sobre ele um balde, um pano ou uma caixa e acione a Divisão de Vigilância de Zoonoses pelo telefone 156. Abrir um SAC de remoção de morcego. Este serviço funciona 24hs.

Acidentes:

Em casos de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos, deve-se procurar imediatamente o atendimento médico para avaliação e conduta. Consulte aqui as unidades de referência.

Vigilância:

No Município de São Paulo, ações de vigilância e controle vêm sendo desenvolvidas ao longo dos anos, com destaque à vacinação de cães e gatos, profilaxia antirrábica humana, diagnóstico laboratorial, vigilância epidemiológica e educação em saúde.

Em 1983 foi registrado o último caso de raiva em cães causado pela variante canina e em 2011 um caso de raiva em gato pela variante de morcego.


VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA


O município de São Paulo oferece vacinação gratuita contra raiva para cães e gatos em Postos Permanentes e volantes distribuidos pela cidade. Veja aqui o endereço dos postos de vacinação.

 


DOCUMENTOS TÉCNICOS


 06/09/2023: Alerta sobre a confirmação de um caso canino de raiva na cidade de São Paulo - DVE/DVZ/COVISA/SEABEVS/SMS-SP - 2023