Esporotricose

  (Fonte: www.sciencedirect.com)

 

 

 

 

O que é?
É uma infecção causada pelo fungo Sporothrix spp. que acomete a pele, invadindo o tecidos subcutâneo e o sistema linfático, podendo disseminar-se para outros locais da pele ou outros orgãos. Acomete o homem e outros mamíferos.

Transmissão
A doença é contraída através de ferimentos com material contaminados como farpas e espinhos de plantas, em práticas de jardinagem ou agricultura. Pode também ser inoculado por animais infectados ou colonizados, através de arranhaduras ou mordeduras. O animal mais envolvido na transmissão ao homem é o gato, devido a seus hábitos junto à natureza, como o de subir em arvores ou arvoredos, enterrar suas fezes e a proximidade de convívio com o homem.

Prevenção

• Sempre usar luvas nas práticas de jardinagem
• Evitar manipular animais doentes, principalmente felinos, sem o uso de luvas de proteção
• Isolar animais doentes, tratar o animal e desinfetar o local com água sanitária. O isolamento deve ocorrer durante todo o tratamento, pois os animais em tratamento ainda transmitem a doença
• Animais mortos devem ser cremados.
• É importante a higienização cuidadosa de ambientes possivelmente contaminados, evitando a transmissão da doença aos animais sadios e mesmo ao homem.

Veja também:

 

PROFISSIONAIS:

 

 Dirofilariose           Início           Febre Maculosa