Esporotricose

http://drfungus.org/wp-content/uploads/2017/02/spr1_l-300x202.jpg

 

O que é?


É uma infecção causada pelos fungos do Complexo Sporothrix schenkii, sendo a espécie Sporothrix brasiliensis a mais prevalente atualmente no Brasil. Acomete a pele, invadindo o tecido subcutâneo e o sistema linfático, podendo disseminar-se para outros locais da pele ou órgãos. Acomete o homem e outros mamíferos.

Transmissão

A doença é contraída através de arranhaduras ou mordeduras de animais infectados ou colonizados com o fungo, mas também pode ser contraída através de ferimentos em práticas de jardinagem ou agricultura com materiais como farpas e espinhos de plantas. O animal mais envolvido na transmissão ao homem é o gato, devido a seus hábitos junto à natureza, como o de subir em árvores, enterrar suas fezes e a proximidade de convívio com o homem.

Veja também:

 

PROFISSIONAIS:

Diagnóstico laboratorial

·         Isolamento em meio de cultura. Resultado em 30 dia

Envio Correto de Material

Amostra Animal

·         Exudato de lesão

·         Exudato nasal

Amostra Humana

·         Biópsias

Conservação/Transporte

·       Exudatos: coletar amostra da lesão com swab estéril e acondicionar em meio de transporte (Stuart ou Amies).

       Caso não seja possível o envio imediato, conservar em refrigeração (4° a 8°C) até o envio. Não exceder o prazo de 7 dias para o envio das amostras mantidas em refrigeração. Unidades que não possuam a possibilidade de refrigeração da amostra, conservar a amostra em meio de transporte na temperatura ambiente e enviar em no máximo 72 hs.

·     Biópsias: acondicionada em tubo Falcon de 15ml estéril , imerso em solução fisiológica estéril, refrigerado em temperatura de 4° a 8°C. NUNCA CONGELAR!

 

 Dirofilariose           Início           Febre Maculosa