Evite Mordeduras

 A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), em conjunto com a World Animal Protection, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e a Aliança Mundial de Luta Contra a Raiva (Garc, na sigla em inglês) convidam pais e crianças para aprender sobre como se prevenir de mordidas de cães.

 

 
Os cães são uma parte importante de nossas vidas: são nossos grandes amigos, nos trazem benefícios com sua companhia e os consideramos parte da família. Então por que nos mordem? Tanto os cães quanto os seres humanos se comunicam em “linguagens” diferentes. Quando não compreendemos a linguagem canina podemos gerar situações que incitam o cão a morder.


Mas se aprendermos a nos comportar de maneira responsável quando em companhia de cães, poderemos evitar situações que resultem em mordidas. Os cães não mordem sem motivo, mas podem fazê-lo quando sentem medo, dor, frustração, para defender seu território ou quando não tiveram um contato prévio adequado com pessoas e outros animais.


As crianças são mais vulneráveis a mordidas, por isso é necessário que aprendam a reconhecer os sinais de alerta que os cães apresentam.


Além disso, é importante lembrar que mordidas ou arranhões de cães ou gatos podem transmitir o vírus da raiva. Uma doença causada por um vírus que provoca uma encefalite e na maioria das vezes leva o doente à morte em alguns dias após o início dos sintomas. A vacinação de animais domésticos e a prevenção de mordeduras são a melhor maneira de eliminar a raiva.

Para ajudar nesse processo, disponibilizamos materiais educativos que facilitam o ensino da prevenção de mordidas de cães a crianças em idade escolar.

 

 

 

#PraCegoVer: Imagem com cores de fundo branco e laranja, na sequência contém cinco passos de como prevenir mordidas de cães.

 "Para saber mais sobre a Raiva, clique aqui"