Saúde intensifica ações de vacinação contra febre amarela e de combate às arboviroses

Shoppings da capital receberão, entre terça (12) e quinta-feira (27), postos volantes para vacinar a população

Texto: Keyla Santos
Foto: COHAB

Atualizado em 12/02/2019

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo segue num esforço continuo para o combate às arboviroses (dengue, zika, c/ikungunya e febre amarela). No último sábado (9) e domingo (10), realizou uma força tarefa de vacinação contra febre amarela em frente ao Jardim Botânico e ao Parque Zoológico, na zona Sul da cidade, onde 584 doses foram aplicadas. Essa ação emergencial deu-se depois de um macaco do zoológico ter sido diagnosticado com a doença na última sexta-feira (8).

Ainda no domingo, houve um mutirão de saúde com diversas tendas, entre elas, uma de vacinação contra a febre amarela, durante o evento realizado pela Companhia Metropolitana da Habitação de São Paulo (Cohab-SP), para o anúncio da conclusão da regularização fundiária de 151 unidades do Conjunto Vila Maria III, na zona Norte da capital.

A SMS já havia realizado no sábado (2), o Dia D de Combate às Arboviroses com a participação do Exercito Brasileiro, que ajudou a alcançar uma cobertura vacinal contra a febre amarela de 77%. Essas ações estão previstas no Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, desde novembro de 2018, que teve mais de 1.200 atividades dentre orientação à população, controle com busca ativa por criadouros do mosquito Aedes aegypti e intensificação da vacinação contra febre amarela, em todas as regiões da cidade.

Esforço contínua

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Retiro, gerenciada pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), terá, na próxima sexta-feira (15), um posto volante de vacinação contra a febre amarela no Shopping D. A ação "Xô, Febre Amarela" será realizada no Senac Service Store, das 10h às 16h. Além da vacinação, a equipe da UBS orientará a população sobre as Arboviroses (dengue, zika e chikungunya) para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças.

Na sexta-feira (15) e no sábado (16) também haverá, pela segunda vez em parceria com a UBS da Vila Formosa, posto volante de vacinação contra a febre amarela no Shopping Anália Franco. A ação gratuita acontecerá das 10h às 16h, no Piso Orquídea (atrás da loja Handbook).

Sobre a vacina

A vacina contra febre amarela requer apenas uma aplicação ao longo da vida e, após sua aplicação, a imunidade se dá entre dez dias e um mês.

Para ser vacinado, recomenda-se estar com a caderneta e ter um documento de identificação. Se não tiver a caderneta, poderá retirar uma nova no momento da vacinação. Quem for portador de doenças autoimunes, quem utiliza medicamentos com corticoides em uso contínuo, gestantes ou alérgicos a ovo, não devem tomar a vacina. Para as lactantes, após a medicação, a amamentação deve ser suspensa por 10 dias. Crianças a partir de 9 meses já podem ser vacinadas.

Serviços

Dia 12/02
Shopping Aricanduva, das 10 às 16 horas.

Dia 14/02
Shopping Center Lapa, das 11 às 17 horas.
Shopping Pirituba das, 9 às 16 horas.
Shopping Cantareira, das 9 às 16 horas.

Dia 15/02
Shopping D, das 10 às 16 horas.
Shopping Frei Caneca, das 10 às 16 horas.

Dia 19/02
Shopping Pirituba, das 9 às 16 horas.
Shopping Cantareira, das 9 às 16 horas.

Dia 27/02
Shopping Pirituba, das 9 às 16 horas.
Shopping Cantareira, das 9 às 16 horas.
 

Clique e confira as diversas ações de mobilização contra as arboroviroses que irão ocorrer na cidade de São Paulo durante todo o mês de fevereiro.