Saúde distribuiu 4 milhões de camisinhas no metrô de São Paulo em 2018

Todas as estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás contam com enormes dispensadores de preservativos

Por Thiago Pássaro

Mais de 4 milhões de camisinhas gratuitas foram distribuídas no metrô de São Paulo entre abril e dezembro do ano passado nas 26 estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, que contam com enormes dispensadores de preservativos. A iniciativa é uma parceria entre o Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, e a ViaQuatro e ViaMobilidade, empresas que administram as duas linha respectivamente.

“As estações de metrô recebem milhões de usuários todos os dias e, por isso, são uma importante forma de tornar a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/HIV mais próxima às pessoas. Para além das unidades de saúde, a camisinha também tem que estar disponível em locais de fácil acesso, como o próprio metrô e os terminais de ônibus, que já contam com os dispensadores há mais de três anos”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/Aids.

Cada display tem capacidade de armazenar mais de 14 mil camisinhas. Os dispensadores e os preservativos são disponibilizados pelo programa de DST/Aids da capital paulista e depois distribuídos pelas estações por equipes internas das duas empresas.

O projeto piloto começou em abril na estação República da linha 4-Amarela. No mês seguinte, foi a vez das estações Pinheiros e Butantã. Agosto marcou a ampliação para Luz, Higienópolis-Mackenzie e Fradique Coutinho, bem como a implantação dos dispensadores em 12 estações da Linha 5-Lilás. Em outubro, os displays de preservativos chegaram à Paulista, Faria Lima e Oscar Freire, da linha 4-Amarela, e AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, da linha 5-Lilás. Em dezembro, a estação São Paulo-Morumbi, da linha 4, completou a lista.

Ainda no último mês do ano, durante a campanha do Dia Mundial de Luta Contra Aids (1º de dezembro), a estação República, da linha 3-Vermelha, também recebeu um dispensador de camisinhas, numa parceria inédita com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Só nesses últimos 30 dias, cerca de 80 mil preservativos foram retirados neste ponto de distribuição.