Linha 5-Lilás do Metrô disponibilizará camisinhas gratuitas a partir desta terça-feira (21)

Dispensadores com capacidade de mais de 14 mil preservativos serão instalados nas 12 estações da linha

Num fundo lilás, cartaz informa Agora tem camisinha na linha 5 lilás do metrô. Em azul, desenho estilizado de um vagão de trem do metrô e 2 embalagens de camisinha.

As 12 estações da Linha 5-Lilás do Metrô passam a contar com dispensadores de camisinhas gratuitas a partir desta terça-feira (21). Os displays têm capacidade para armazenar mais de 14 mil preservativos e serão abastecidos de acordo com a demanda.

A iniciativa é uma parceria entre o Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), órgão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, e a ViaMobilidade, empresa que administra esta linha do Metrô.

Para Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/AIDS de São Paulo, esta é uma oportunidade de se ampliar ainda mais a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/AIDS na cidade. “Os preservativos estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades municipais de saúde de São Paulo. Mas sabemos que nem todos os cidadãos acessam os serviços. É por isso que colocamos os displays em locais de grande circulação de pessoas, nos cerca de 30 terminais de ônibus municipais, em locais de mais vulnerabilidade social e agora passamos a oferecer os preservativos também nas estações do Metrô”, diz.

Além da Linha 5-Lilás, seis estações da Linha 4-Amarela já contam com os dispensadores de camisinhas gratuitas: República, Pinheiros, Butantã, Luz, Higienópolis-Mackenzie e Fradique Coutinho (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=261898). De abril a julho, período em que apenas três estações estavam com a parceria, mais de 604 mil preservativos já tinham sido retirados.