Caminhar traz inúmeros benefícios para a saúde e melhora a qualidade de vida

A prática deve ser iniciada gradativamente, de forma a respeitar os limites individuais de cada corpo; confira dicas

As caminhadas são uma boa forma de começar a praticar atividade física. Além de fazerem bem para o coração, melhora a saúde física e mental, não exigem habilidade, podem ser feitas a qualquer hora do dia, não têm custos e restrição de idade.

A prática regular de caminhada traz inúmeros benefícios ortopédicos, cardiovasculares, endocrinológicos e ajuda a estimular a produção de hormônio do bem-estar.

Se deseja iniciar a prática da caminhada, é indicado procurar um médico para que possa receber as orientações necessárias e saber se está apto a realizar o exercício. Se for liberado, procure caminhar em parques públicos, nas ruas próximas à sua casa ou em uma praça. Dê preferência a locais planos ou com aclives e declives suaves.

Outra dica importante é utilizar roupas confortáveis. Escolha roupas leves como calças ou bermudas de ginástica, evitando qualquer tipo de incômodo e facilitando os movimentos.

Os médicos indicam que se deve iniciar a caminhada gradativamente, respeitando os limites individuais do corpo. Caminhar trinta minutos todos os dias já faz uma grande diferença na qualidade de vida.

A hidratação é fundamental, especialmente durante a prática de atividade física. Mas não beba toda a garrada de uma vez durante a caminhada, o indicado é ir bebendo aos poucos para não causar enjoo.

Rede municipal de saúde promove múltiplas atividades

As chamadas atividades de promoção da saúde fazem parte da rotina dos equipamentos da rede municipal, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). O estímulo e a realização de atividades físicas como a caminhada e várias outras, como dança, tai chi chuan e ioga estão na programação das UBS e equipamentos como os Centros de Práticas Naturais (CPN), Centros de Convivência e Cooperativa (Cecco), Unidade de Referência em Saúde do Idoso (Ursi), Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

A rede municipal conta ainda com os Polos Similares à Academia da Saúde, que, por meio das equipes multiprofissionais, promovem as chamadas Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Os Polos Similares à Academia da Saúde totalizam 18 unidades e se diferenciam por oferecerem atividades abertas à população de segunda à sexta-feira nos dois períodos, não sendo necessário agendamento e nem ser morador da área de abrangência.

Veja a relação das UBSs que compõem o Polos Similares à Academia da Saúde.

Veja quais UBSs oferecem Práticas Integrativas Complementares (PICs).