Saúde Municipal promove Dia D e Semanas de Mobilização contra o mosquito da dengue a partir deste fim de semana

Neste sábado (19) ocorrerão visitas casa a casa e ações educativas em seis pontos da capital; atividades de bloqueio de criadouros e demais iniciativas seguirão até o dia 2 de dezembro

No Dia Nacional de Combate à Dengue, celebrado amanhã, sábado (19), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza o Dia D de combate à doença em todo o município, seguido das Semanas de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, entre os dias 21 de novembro e 2 de dezembro. As iniciativas, promovidas pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) do município, visam se antecipar à sazonalidade da doença por meio da intensificação de ações contra o inseto.

A força-tarefa da SMS contra o mosquito transmissor da dengue é uma parceria com a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSubs) e a Secretaria Municipal da Educação (SME). Neste sábado (19), e entre os dias 21 e 26 de novembro, agentes de controle de endemias das 28 Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) do município atuarão em ações conjuntas com equipes de zeladoria urbana das 32 subprefeituras da capital, percorrendo ruas em ações estratégicas e orientando a população.

Estão previstas ações de controle casa a casa, com bloqueio de criadouros, pontos de água parada e outros focos de reprodução do mosquito, orientações sobre prevenção e cuidados, inspeção de imóveis especiais e pontos estratégicos, a exemplo de ferros velhos, oficinas de desmanche de veículos, borracharias, cemitérios, entre outros. Paralelamente, a SMSubs realizará limpeza de bueiros, córregos e cata-bagulho.

Exposições

O Dia D também contará com exposições de equipamentos utilizados nas ocorrências, animais sinantrópicos e ações educativas em seis pontos da cidade (veja a lista no fim do texto).

Já entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, a SME reforçará o cuidado com os alunos nas escolas municipais. Com suporte de materiais informativos produzidos pela SMS, professores desenvolverão atividades com foco na sensibilização dos alunos sobre o tema de arboviroses e eliminação do Aedes aegypti na comunidade escolar.

"Estamos potencializando as ações que já desenvolvemos ao longo do ano a fim de combater o mosquito transmissor da dengue neste momento de pré-sazonabilidade, evitando o surgimento de novos casos da doença após o período de chuvas. Também focamos nosso trabalho nas ações educativas, promovendo informação por meio de exposições, ações nas escolas e orientações casa a casa", explica o coordenador da Vigilância em Saúde (Covisa) da SMS, Luiz Artur Caldeira.

Números

Neste ano, até ontem, quinta-feira (17), a SMS realizou 4.338.439 ações do controle de arboviroses. Ao todo foram 1.631.931 visitas casa a casa, além de 40.999 vistorias a imóveis especiais e pontos estratégicos, 2.572.041 ações de bloqueios de criadouros e nebulizações, entre outras atividades específicas.

Os dados de notificações, óbitos e outros indicadores sobre dengue e chikungunya são públicos e podem ser observados de forma anual na página Boletins Epidemiológicos do site da SMS.

A programação completa das Semanas de Mobilização contra o mosquito da dengue está presente no site da SMS.

Ações educativas programadas para o Dia D contra a dengue, no sábado, das 8h às 16h:

  • Shopping SP Market (avenida das Nações Unidas, 22540 – Jurubatuba);
  • Centro Educacional Unificado (CEU) Quinta do Sol (avenida Luiz Imparato, 564 - Parque Císper);
  • Shopping Light (rua Cel. Xavier de Toledo, 23 – República);
  • CEU Uirapuru (rua Nazir Miguel, 849 - Jardim Joao XXIII);
  • Lar Center (avenida Otto Baumgart, 500 - Vila Guilherme);
  • CEU Aricanduva (avenida Olga Fadel Abarca, s/n – Jardim Santa Terezinha).