Ações Estratégicas de Combate à Dengue

Saiba Mais!

 


 AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO CONTRA DENGUE E DEMAIS ARBOVIROSES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO


Rotineiramente, são desenvolvidas as seguintes atividades na capital paulista pelas 28 Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS), por meios dos seus técnicos e agentes de combates à endemias: visitas casa a casa, visitas a pontos estratégicos, controle larvário nos pontos estratégicos com o uso de larvicida biológico, bloqueio de transmissão de casos humanos de dengue, zika e chikungunya, atividade de “arrastão”, uso de teste rápido para dengue para direcionar os bloqueios de transmissão, atendimentos a solicitações de munícipes, ações educativas, de comunicação em saúde e mobilização social, entre outras.

Para saber mais sobres as ações de rotina das UVIS acesse:


DRONES PARA O COMBATE DA DENGUE


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passou a contar nesta terça-feira (5) com cinco novos drones com o objetivo de eliminar focos ou criadouros do Aedes aegypti na capital paulista. Os aparelhos trazem uma novidade em relação às versões anteriores, utilizadas para monitoramento: o disparo de larvicida.

Essa tecnologia, mais forte e robusta, é fundamental para o atendimento em locais onde os agentes de saúde não conseguem acessar, como telhados de casas ou galpões e outros pontos com acúmulo de objetos em terrenos baldios. O larvicida utilizado é o "BTI", recomendado pelo Ministério da Saúde e já utilizado em outras ações de rotina da vigilância na cidade.

As operações serão realizadas por empresa especializada em conjunto com os agentes de vigilância em saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os novos drones vão se somar aos 26 drones que estão sendo usados no monitoramento, por meio da parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM).


  PROGRAMA OPERAÇÃO TRABALHO


 A Prefeitura de São Paulo reforçou as ações educativas e de combate ao mosquito com a abertura de 3.200 vagas para o POT - Programa Operação Trabalho, com atuação no combate à dengue.

Para a abordagem da população, os selecionados para o POT Combate à Dengue passaram por treinamento com apoio da Covisa - Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, parceira da iniciativa, e também com capacitação no Portal Cate. Também foram fornecidos materiais como panfletos e colete para facilitar a identificação dos participantes da ação. Além do contato domiciliar, os beneficiários ainda permanecem em grandes cruzamentos da cidade com faixas orientativas sobre o tema.

 A ação também conta com as mais de seis mil Mães Guardiãs, que integram o Programa Operação Trabalho, chegando a cerca de 10 mil beneficiários pelas ruas, nessa frente de combate. As mulheres que estão presentes na rede municipal de ensino têm papel de orientar a comunidade escolar, contando também com treinamento para essa finalidade.

 

 


  AÇÕES DE INTENSIFICAÇÃO CONTRA DENGUE E DEMAIS ARBOVIROSES 


Além das ações de rotina, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), informa que a prefeitura realiza, ações de conscientização, prevenção e preparação para a sazonalidade da Dengue na Cidade.

Pode-se destacar alguns momentos, como por exemplo a Força -Tarefa de intensificação de combate à Dengue

Para além dessas ações a prefeitura realizou entre 19/11/2022 a 02/12/2022, iniciando no sábado (19/11/2022) com o Dia D de Combate à Dengue (ações conjuntas de prevenção), em celebração ao Dia Nacional de Combate à Dengue, ocorreu as Semanas de Mobilização contra a Denguealém de outras ações.

 


 FORÇA-TAREFA DE INTESIFICAÇÃO DE COMBATE A DENGUE


Com o objetivo de diminuir a proliferação do Aedes aegypti na capital, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), realizou entre 27/03 e 31/03/2023, uma intensificação das ações de bloqueio ao mosquito transmissor da dengue nos distritos administrativos com maior número de casos da doença na última semana epidemiológica.

A força-tarefa, que ocorreu das 9h às 13h, e visou bloquear a proliferação do vetor nesses bairros por meio de ações casa a casa e nebulização, destinando um maior número de agentes para esses locais.

Saiba como foi a força-tarefa de combate à dengue na capital:

 

As solicitações de vistoria podem ser realizadas pelo telefone 156 - serviço "Pernilongo/Mosquito - Solicitar vistoria em local infestado" ou diretamente no site:

 

 

 


DIA D DE COMBATE A DENGUE - 2022


No dia D municipal, 19/11/2022, em pontos de grande movimento de pessoas na cidade, serão montados stands com exposição de equipamentos e técnicas de vigilância e controle das arboviroses usadas no município, com atividades educativas e de divulgação de material de combate ao Aedes aegypti. 

Acesse aqui a programação das demais ações que aconteceram na cidade no dia D:

 

Saiba como foi o Dia D de combate à dengue na capital!

 

  


SEMANAS DE MOBILIZAÇÃO CONTRA DENGUE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO


 Após o Dia D de Combate à Dengue (ações conjuntas de prevenção) as ações de intensificação das ações preventivas contra a Dengue seguirão sendo realizadas em todas as regiões nas semanas seguintes (de 21 a 26/11 de 2022). As equipes das subprefeituras em conjunto com os Agentes de Controle Endemias das 28 UVIS - Unidade de Vigilância em Saúde realizarão ações de zeladoria urbana, como a limpeza de praças, bueiros, córregos e operações cata-bagulho, entre outras com objetivo de eliminar criadouros do mosquito.

A Secretaria Municipal de Educação desenvolveu ações educativas e pedagógicas para sensibilização sobre o tema de arboviroses e eliminação do mosquito na comunidade escolar, ao longo destas semanas.


 

Acesse aqui a programação das ações que aconteceram durante as semanas: 

 

 


DEMAIS AÇÕES


Entre os dias 14 e 30 de dezembro de 2022, em que os mais de 11 mil agentes, entre comunitários de saúde, de endemias e ambiental, fizeram mais de 500 mil visitas casa a casa, para a conscientização dos munícipes, identificação e eliminação dos pontos de água parada e outros focos de reprodução do mosquito.


SAIBA MAIS!


Clique saber mais informações sobre:

 

 

-PÁGINA INICIAL: DENGUE E OUTRAS ARBOVIROSES -