Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Ampliação da vacinação para todas as crianças de 3 e 4 anos contra Covid-19 e entrega das novas instalações do Caps Infantojuvenil III Santana são alguns assuntos da semana.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 15 e 19 de agosto para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Capital inicia vacinação contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos no Dia D de multivacinação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dá mais um importante passo no combate à Covid-19 e inicia neste sábado (20) a vacinação de crianças de 3 e 4 anos de idade contra a doença. No mesmo dia será realizado na capital o Dia D de multivacinação, voltado à atualização da situação vacinal da população de 0 a 15 anos.

2. Saúde entrega novas instalações do Caps Infantojuvenil III Santana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou, nesta quinta-feira (18), as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps IJ) III Santana, na zona norte da cidade. Durante o evento, o prefeito Ricardo Nunes destacou a importância da ampliação, renovação e reformas dos serviços de saúde da capital.

3. Hospital A.C. Camargo manterá atendimento a pacientes da rede pública na capital

O hospital oncológico A.C. Camargo seguirá atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital paulista. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes na manhã desta quinta-feira (18), após reunião com representantes do Governo do Estado e da fundação que administra o hospital. O acordo estabelece que o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo complementarão os recursos que o Ministério da Saúde, responsável pela definição da tabela SUS, repassa ao hospital.

4. Tira-dúvidas sobre a vacinação contra poliomielite

Até o dia 9 de setembro, o município de São Paulo integra o esforço nacional de vacinação contra poliomielite, com ações que, além das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), envolvem as escolas da capital. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal contra a doença, que depois de décadas sem registro de casos, ressurgiu em vários países em decorrência justamente da queda nos índices de vacinação, um fenômeno que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a emitir vários alertas nos últimos anos.

5. Vacinação contra a gripe continua na capital; saiba importância da imunização

A campanha de imunização contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade continua na capital. Até o momento, 60% da população elegível foi imunizada. Um total de 4,7 milhões de paulistanos estão entre os públicos prioritários para tomar a vacina contra o vírus influenza. Entre os idosos, faixa considerada a mais vulnerável, com um contingente que chega a 1,93 milhão de pessoas, o percentual de vacinados é de 66,9%.