Saúde entrega novas instalações do Caps Infantojuvenil III Santana

Unidade ganhou mais um leito de acolhimento integral e quatro novos técnicos de enfermagem

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou, nesta quinta-feira (18), as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps IJ) III Santana, na zona norte da cidade.

Durante o evento, o prefeito Ricardo Nunes destacou a importância da ampliação, renovação e reformas dos serviços de saúde da capital. “Desde a fundação da cidade de São Paulo, nós contávamos com 20 hospitais e o prefeito Bruno Covas inaugurou dez novos. Hoje contamos com 30 hospitais. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), tínhamos apenas três e hoje contamos com 23. São grandes e importantes avanços na área da saúde que precisamos reconhecer.”

Referência no cenário de novas práticas em saúde mental do município, o Caps IJ III Santana é um equipamento estratégico para a reversão do modelo hospitalar e contribui diretamente para a redução das internações em clínicas psiquiátricas.

“A característica dessa unidade é ser um dispositivo de cuidado intensivo para as situações de crise, realizando um trabalho específico junto à equipe interdisciplinar de saúde para cada caso acolhido”, destacou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

A unidade é caracterizada como um dispositivo de cuidado intensivo no projeto terapêutico singular (PTS) para as situações de crises, realizando um trabalho específico junto à equipe interdisciplinar de saúde, para cada caso acolhido.

Com as novas instalações, a unidade ganhou mais um leito para acolhimento integral, totalizando seis. A equipe também foi ampliada com a contratação de quatro novos técnicos de enfermagem. Atualmente, o serviço conta com 57 profissionais, entre eles médicos psiquiatras, pediatra, psicólogos, educador físico, assistentes sociais e agente redutor de danos.

O custo médio mensal de operação do Caps IJ III Santana, que tem capacidade para atender 240 usuários por mês, é de R$ 517.266,64. O novo prédio conta com 29 salas e a ampliação do espaço físico possibilitará a realização de mais atividades físicas e coletivas como, por exemplo, jogos com bola.

O equipamento integra a Rede de Atenção à Saúde na cidade de São Paulo, que conta com 101 Caps, sendo 33 deles infantojuvenis. A unidade funciona 24 horas, de segunda a domingo, e a nova instalação está localizada na rua Manuel Gaya, 1.685, em Santana.