Castanhas e nozes são oleaginosas da safra de novembro fáceis de encontrar

Oleaginosas possuem diversos benefícios para saúde quando consumidas em equilíbrio

Caracterizadas por sementes com casca que possuem alto teor de gordura boa, as oleaginosas são capazes de proporcionar energia para o corpo, além de serem fontes de vitaminas e minerais que colaboram para o bom funcionamento do organismo. Elas também são ricas em fibras.

Quando consumidas adequadamente, com hábitos alimentares equilibrados, as oleaginosas podem trazer diversos benefícios para a saúde, podendo inclusive auxiliar na perda de peso, sendo ideais para o lanchinho da tarde. Quando ingeridas em conjunto com a prática de atividade física, elas ajudam na obtenção de massa muscular.

 Em uma bandeja de madeira há diversos tipos de sementes oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas.

Castanhas fazem parte das oleaginoses presentes na safra de novembro (Foto: Divulgação)

O recomendado é evitar aquelas oleaginosas que contém adição de açúcar ou sal. Isso reduz o valor nutricional da semente e aumenta o seu valor calórico. A melhor forma de consumo é pura, torradas ou in natura. As castanhas e sementes garantem crocância e nutrientes extras a uma salada de frutas ou de verduras e ainda incrementam preparações quentes.

LEIA TAMBÉM: Abobrinha, berinjela e pepino são alguns dos legumes do mês de novembro

A safra de novembro conta com as castanhas, oleaginosas ótimas para o coração, pois possuem antioxidantes, selênio e vitamina E, que ajudam a diminuir o mau colesterol. Já a arginina e o resveratrol, presentes na castanha, melhoram a circulação sanguínea.

As sementes que podem ser encontradas em abundância na safra de novembro são:

• Amêndoa
• Avelã
• Castanha nacional, de caju ou do Pará
• Nozes.

Os alimentos da safra são mais saudáveis e baratos, porque necessitam de menos aditivos e crescem em maior abundância. Aproveitar a época, além de economizar, proporciona a chance de consumir alimentos que não costumam fazer parte da alimentação de todo dia.