Covid-19: Capital inicia vacinação de pessoas com 56 e 57 anos nesta quarta (16)

Toda a rede de postos se encontra em operação para a imunização do grupo que compreende 275 mil moradores; comprovante de residência é obrigatório para aplicação da primeira dose

 

Na tenda branca, uma enfermeira toda de branco segura frasco e seringa apresentando à pessoa vacinada, uma mulher de costas, de cabelos castanhos longos, óculos e blusa de frio azul marinho que  observa atentamente

Enfermeira dosa o imunizante diante de pessoa que será vacinada na UBS Max Perlman (Foto: Edson Hatakeyama)

 

Com escalonamento da vacinação por faixa-etária para minimizar as aglomerações, a capital paulista inicia nesta quarta-feira (16) a imunização de seus moradores com 56 e 57 anos de idade, grupo que corresponde a 275 mil pessoas segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A medida também visa oferecer segurança e tranquilidade para o público e as equipes de trabalho.

Toda a sua rede de postos de vacinação se encontra em operação. As pessoas podem buscar um das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as AMA/UBS Integradas, que funcionam inclusive aos sábados e feriados, os 17 SAEs (Serviços de Atenção Especializada), os 11 megapostos com acesso a pedestres, os mais de 130 postos volantes, a rede de farmácias parceiras e os 21 postos que operam exclusivamente em sistema drive-thru.

Todos os postos também terão disponíveis as duas doses dos imunizantes. O horário de vacinação nos equipamentos de Saúde é das 7h às 19h, já nos drives, mega postos e farmácias a operação é das 8h às 18h.

O novo cronograma segue o calendário anunciado pelo Governo do Estado, apenas subdivide as pessoas. No total, a população da cidade de São Paulo com 50 a 57 anos supera 1,5 milhão de habitantes.

Dessa forma, nesta quinta-feira (17), poderão se vacinar pessoas com 54 e 55 anos, público estimado em 290 mil moradores da capital.

LEIA TAMBÉM: Saúde reforça importância da máscara mesmo após vacina e para quem já teve Covid-19

A SMS reforça que para receber o imunizante é necessário apresentar no ato da vacinação um comprovante de residência na capital, juntamente com os documentos pessoais, preferencialmente CPF e cartão SUS. A medida é necessária para garantir a vacinação à população do município de São Paulo.

O comprovante de endereço no município de São Paulo pode ser apresentado de forma física ou digital. Se não houver no próprio nome do munícipe, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que apresentado também um documento que comprove o parentesco ou estado civil (RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável).

A SMS recomenda ainda o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br). Para agilizar o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.

Na página Vacina Sampa, estão disponíveis a relação dos grupos prioritários, dos documentos necessários para comprovação de elegibilidade, modelos de declarações e a lista completa de postos de vacinação abertos na capital.