Saúde reforça importância da máscara mesmo após vacina e para quem já teve Covid-19

Quem já está vacinado ainda pode ser infectado e transmitir o vírus para outras pessoas

A cidade de São Paulo segue avançando com sua campanha de vacinação contra a Covid-19. Contudo, é de extrema importância ressaltar que mesmo as pessoas vacinadas contra a doença, assim como quem já teve a infecção e se recuperou, devem continuar tomando os cuidados necessários para evitar a propagação do coronavírus, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, e distanciamento social, sempre evitando aglomerações.

Considerada uma das principais formas de combater o avanço da pandemia, a máscara de proteção funciona como uma barreira física que impede a liberação de gotículas no ar quando há tosse, espirro e até mesmo durante uma fala em uma conversa. É por meio dessas gotículas que o vírus é transmitido. Por isso, a máscara não deve ser dispensada em hipótese alguma.

LEIA TAMBÉM: Uso correto da máscara salva vidas e deve continuar depois da vacinação

O uso dela segue recomendado em todos os locais, sejam abertos ou fechados, durante qualquer tipo de atividade, inclusive exercícios físicos. Ela deve ser retirada apenas para alimentação, com higienização das mãos antes e depois.

Na imagem, uma máscara de proteção azul com alças finas nas laterais está apoiada em um fundo completamente branco. A parte central da máscara está levemente amassada

A máscara serve como uma barreira de proteção contra a liberação de gotículas que podem transmitir o vírus da Covid-19 (Foto: PxHere)

Vacina contra a Covid-19 não impede a infecção
Receber as duas doses da vacina contra a Covid-19 reduz a chance de uma pessoa adoecer, principalmente com sintomas graves que podem levá-la à internação ou óbito. No entanto, a vacina não impede que essa pessoa seja infectada pelo vírus.

Ou seja, mesmo quem está vacinado pode se infectar e transmitir a Covid-19, inclusive para quem não está imunizado ainda e, consequentemente, corre o risco de desenvolver um quadro clínico mais grave. Usar a máscara é também proteger os amigos, familiares e todas as outras pessoas que estão ao redor.

Só é recomendado retirar as máscaras quando há um controle da pandemia
Em abril de 2021, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos aprovou que pessoas vacinadas fossem autorizadas a retirar as máscaras em locais abertos no país. A decisão de lá foi tomada com base em um avanço grande na taxa de vacinação da população e uma redução brusca no número de casos e óbitos da doença.

No Brasil, o cenário pandêmico é bastante diferente; a taxa de população vacinada ainda não reflete um controle da pandemia. Portanto, todas as medidas contra a Covid-19 devem seguir ativas até que a maior parte da população tenha recebido as duas doses da vacina e as autoridades de saúde autorizem uma flexibilização maior.

LEIA TAMBÉM: Cuidados contra a Covid-19 devem ser mantidos mesmo após a vacina

Como usar a máscara da forma correta
Para garantir a proteção adequada, a máscara deve cobrir completamente o nariz, a boca e o queixo. Isso significa que cobrir apenas a boca e o queixo, deixando o nariz de fora, não ajuda na prevenção ao vírus. Ela também deve estar sempre bem ajustada ao rosto, sem folgas nas laterais.

Vale destacar que máscaras úmidas ou sujas perdem o poder da proteção. Dessa forma, o recomendado é trocá-la várias vezes ao dia, sempre tomando os devidos cuidados nas trocas. Ao colocar e retirar a máscara, é importante segurá-la pelas alças e evitar tocar a parte frontal.

Se não estiver em casa para fazer a higienização, ela deve ser colocada em um saco ou recipiente plástico e só voltar a ser utilizada novamente após a limpeza adequada. Os sacos plásticos, inclusive, também são indicados para guardar as máscaras que não estão sendo usadas, para que elas não tenham contato com outras superfícies.

Como fazer a higienização adequada da máscara
Para a higienização recomendada da máscara reutilizável, ela deve ficar imersa durante 30 minutos em um recipiente com água potável e água sanitária (2,0% a 2,5%). A proporção de diluição a ser utilizada é de uma parte de água sanitária para 50 partes de água. Por exemplo, utilizar 10 ml de água sanitária para 500 ml de água potável.

Após esse processo de 30 minutos, ela deve ser enxaguada em água corrente e, em seguida, lavada com água e sabão, e só reutilizada quando estiver seca. Após a higienização da máscara, a pessoa também deve lavar as mãos adequadamente.

Vale descartar a máscara reutilizável quando ela aparentar estar desgastada, tendo em vista que a proteção pode estar comprometida.