Obras do HSPM evoluem e trarão melhorias no atendimento aos servidores

Reforma do Pronto-Socorro Adulto e outras readequações no Hospital do Servidor Público Municipal fazem parte do programa Avança Saúde SP

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) está passando por uma ampla reforma, que compreende, entre outras melhorias, obras do Pronto-Socorro Adulto. Nesta terça-feira (6), o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, visitou o hospital e as obras em andamento no PS e em outros setores.

O projeto faz parte do programa Avança Saúde SP e prevê, além de reforma geral da infraestrutura, a construção de dois pavimentos para a integração do Pronto-Socorro Infantil, a Pediatria e Psiquiatria e Psicologia da Infância e Adolescência, e a instalação de ar-condicionado central nas seguintes unidades: Centro Cirúrgico/Central de Material Esterilizado, Centro Obstétrico, UTIs Adulto e laboratório.

Foto da obra do Pronto-Socorro do HSPM. Dois homens trabalham nas obras do hospital. Um está conversando com o outro num corredor de paredes metade azul e metade branca

Obras do Pronto-Socorro Adulto do Hospital do Servidor Público Municipal estão na reta final (Fotos: Edson Hatakeyama)

 

Acompanhado do secretário-adjunto, Luiz Carlos Zamarco, da superintendente em substituição, Flávia Ivana Pallinger, e do diretor do Departamento Técnico de Atenção à Saúde do hospital, Marcos Yoshio Yano, o secretário também visitou o Serviço Técnico de Nutrição e Dietética (STND), cuja reforma geral já está em fase final.

Edson Aparecido também verificou a sala onde será instalado o novo tomógrafo e a enfermaria do 4º andar, reforma realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), e que será destinada para atendimento de pacientes diagnosticados com Covid-19.

A visita do secretário também incluiu as obras da futura UPA Vergueiro, que funcionará ao lado do HSPM e vai permitir que o hospital volte a ter atendimento exclusivo para servidores públicos municipais e seus dependentes. A Unidade de Pronto Atendimento terá acesso separado do HSPM e estará vinculada à Coordenadoria Regional de Saúde Centro e fará parte da Rede de Atenção às Urgências do município.

Foto da obra da UPA Vergueiro. Um homem aplica uma massa de cimento na parede. Há ferramentas no chão e estruturas para iluminação que saem do teto

Prédio que abrigará a UPA Vergueiro passa por reforma

 

Leitos para Covid-19
Além da visita ao HSPM, o secretário também verificou nesta terça-feira a criação dos leitos para atendimento de pacientes com Covid-19 instalados no primeiro andar da unidade Vergueiro da Uninove. No local vão funcionar 20 leitos de terapia intensiva (UTI) e 180 de enfermaria.

A vistoria técnica das futuras instalações hospitalares também contou com a participação dos engenheiros Vinicius Marchese, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), e Maria Edith dos Santos, superintendente de Fiscalização da entidade.

Essas vagas fazem parte das medidas de enfretamento à pandemia anunciadas recentemente pela Prefeitura. Outros 40 leitos de UTI referenciados para Covid-19 serão instalados em uma construção modular, de alto padrão e uso permanente, no Hospital Santa Catarina, com apoio de um pool de empresas formado por Gerdau, Banco BTG, Suzano e Península. A previsão de entrega é para o final do mês de abril.

 Foto da obra dos leitos de UTI no campus da Uninove. A foto mostra uma sala ampla vazia, com alguns materiais de obra pelo chão. Nas paredes já há equipamentos instalados indicando onde serão os leitos

Primeiro andar da unidade Vergueiro da Uninove vai abrigar 20 leitos de terapia intensiva (UTI) e 180 de enfermaria para pacientes com Covid-19