Saúde distribui mais de 5 mil kits de autoteste de HIV em menos de três meses

Nova tecnologia de prevenção está disponível em 26 serviços municipais especializados em ISTs/Aids e em 12 pontos alternativos da capital paulista

Por Thiago Pássaro

Em menos de três meses, mais de 5 mil kits de autotestes de HIV já foram distribuídos gratuitamente na capital paulista pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, por meio do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids). A cidade é um dos municípios que fazem parte do projeto-piloto do Ministério da Saúde para dispensação inicial dessa nova tecnologia de prevenção.

Os autotestes podem ser retirados nos 26 serviços municipais especializados em infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/Aids de São Paulo e em 12 pontos alternativos, que incluem Organizações Não-Governamentais (ONGs) e casas de entretenimento adulto parceiras do PM DST/Aids. Os endereços desses locais podem ser conferidos no site do autoteste de HIV da capital paulista. Além disso, quando há ações de testagem extramuros, ou seja, para além das unidades de saúde, o Programa Municipal de DST/Aids também disponibiliza os kits, se estratégico.

A coordenadora do PM DST/Aids, Cristina Abbate, avalia que a distribuição desses kits ajuda a ampliar a testagem e o diagnóstico na cidade. “Autotestes de HIV são uma importantíssima forma de ampliarmos a testagem e, consequentemente, o diagnóstico na cidade, principalmente para as pessoas que não acessam os serviços de saúde ou que não se sentem confortáveis em compartilhar esse momento com um profissional. Os locais alternativos são, dessa forma, fundamentais para a oferta dos autotestes."

Essa moderna tecnologia de prevenção ao HIV chegou ao Sistema Único de Saúde (SUS) da capital paulista em 1º de fevereiro de 2019. Exatamente um mês depois, a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou a suspensão da distribuição dos autotestes por conta de problemas em dois lotes. No dia 28 de maio, o órgão federal autorizou a retomada da oferta.

Desde então, só em ações extramuros, o PM DST/Aids já distribuiu 2.240 kits, com destaque para a 19ª Feira Cultural LGBT+, que aconteceu no dia 20 de junho na Praça da República. Na ocasião, cerca de 1.900 autotestes foram retirados gratuitamente.
 

#PraCegoVer: A arte possui fundo com as cores vermelho, branco e roxo e ilustrações de autotestes de HIV. Na imagem há um texto que diz: Autoteste de HIV - Mais de 5 mil kits distribuídos!