Autoteste HIV

Banner superior com fundo branco, escrito em vermelho Prevenção e uma ilustração de uma camisinha à direita. O banner possui ainda uma barra vermelha inferior e um contorno dos principais monumentos da cidade de São Paulo.

Está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de São Paulo mais uma tecnologia de prevenção ao HIV: o autoteste! Agora você pode fazer o seu exame onde e quando quiser!

Banner com fundo vinho e título "Faça quando e onde quiser. Autoteste de HIV!", sendo que "Autoteste de HIV" está com cores diferentes e dentro de uma faixa branca ao centro. Há ilustrações do autoteste por todo o banner. No rodapé, há uma tarja roxa escura, com o site e as redes sociais do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo no canto esquerdo e os logos da Unesco, SUS, Programa Municipal de DST/Aids e da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo à direita.
 

O que é?
O autoteste de HIV é mais uma tecnologia de prevenção disponível gratuitamente, em que, diferentemente dos procedimentos tradicionais de testagem, o próprio usuário é quem faz o exame, sem auxílio de um profissional.   

Onde está disponível?
Você pode retirar o seu kit de autoteste em uma das 26 unidades municipais especializadas em infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/Aids da capital paulista.

Além dos serviços de saúde, o autoteste também está disponível em:

The Week
R. Guaiacurus, 324 – Água Branca

Soda Pop
Av. Vieira de Carvalho, 43 – República

Chilli Peppers
Lg. do Arouche, 610 – República

Wild Thermas
R. Dr. Veiga Filho, 802 – Higienópolis

Cine Zen
Av. São João, 1.119 – República

Pat Delly
R. Rego Freitas, 136 – República

Instituto Cultural Barong
R. Tavares Bastos, 793 - Sala 04 - Vila Pompéia

Grupo de Incentivo à Vida (GIV)
R. Capitão Cavalcanti, 145 – Vila Mariana

Centro de Referência da Diversidade
R. Major Sertório, 292 – Vila Buarque

Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras)
R. Japurá, 212 – Sé

Viração
R. Araújo, 124 – 3º andar – República

Instituto Vida Nova
R. Prof. Assis Veloso, 226 – Jd. São Vicente


Quem pode fazer o autoteste?
O autoteste é para todo mundo!
OBS.: Menores de idade podem realizar o exame desacompanhados dos responsáveis, desde que acima dos 12 anos.

É tão eficiente quanto o teste realizado por profissionais de saúde?
Se feito da forma correta, sim, o teste tem a mesma precisão (99,9%) de resultado dos realizados nas unidades de saúde.

E se der positivo?
O usuário deve procurar uma das 26 unidades municipais especializadas em DSTs/Aids de São Paulo para fazer o teste confirmatório. Se persistir o resultado, o paciente é vinculado em um dos Serviços de Atenção Especializada (SAE) em DST/Aids para ser acompanhado e iniciar o tratamento.

Precisa refazer?
Se você fez sexo sem proteção no último mês e não usou a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), é importante você repetir o seu autoteste de HIV para confirmar o resultado. A infecção pelo HIV só pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o vírus no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica.


PREVENÇÃO COMBINADA
O autoteste é uma das tecnologias da chamada Prevenção Combinada.Trata-se de múltiplas formas de prevenção ao HIV/Aids, que inclui o tradicional preservativo, mas também a testagem convencional e rápida, tratamento, imunização, diagnóstico, redução de danos, prevenção à transmissão vertical e as Profilaxias Pré e Pós-Exposição (PrEP e PEP), que dão a pessoa e ao profissional de saúde a possibilidade de escolher uma metodologia ou combinar várias que melhor se adequem às necessidades e ao momento de vida do usuário.

Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Home. Há um ícone de uma casa à esquerda. Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Página Anterior, com uma seta à esquerda