Saúde distribuirá dois milhões de preservativos na Semana do Orgulho LGBT+ de São Paulo de 2019

Camisinhas estarão disponíveis nos eventos oficias da Parada, nas unidades de saúde, nos terminais de ônibus municipais, e nas estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô

Por Pedro Malavolta

O Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), distribuirá dois milhões de preservativos durante a Semana do Orgulho LGBT+ de São Paulo, entre 17 e 23 de junho. As camisinhas estarão disponíveis nos eventos oficiais da Associação da Parada GLBT de São Paulo (APOGLBT), como a Feira da Diversidade e a própria Parada, bem como em determinadas festas organizados pela iniciativa privada. Além disso, os preservativos gratuitos também podem ser retirados nos terminais de ônibus municipais, nas unidades de saúde e nas estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô.

Haverá, ainda, duas ações de teste rápido para HIV em locais de grande circulação, campanha de prevenção nas redes sociais e a instalação de mobiliário urbano para reforçar mensagens de prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

“A Parada do Orgulho LGBT+ é um momento importante para as ações de prevenção ao HIV/Aids, já que podemos entrar em contato com uma parcela da população mais vulnerável, ao mesmo tempo que combatemos o preconceito: uma das barreiras para o acesso à prevenção e ao tratamento”, defende Cristina Abbate, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo.

Pesquisas mostram que, enquanto a prevalência do vírus é de 0,4% em toda a população geral brasileira, esse índice sobe para 12% entre gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSHs) e para mais de 36% no segmento social de mulheres trans. Para ampliar a testagem entre esses segmentos sociais, serão realizadas duas ações de testagem para o HIV na rua. A primeira está marcada para quarta-feira (19), véspera do feriado de Corpus Christi, que será realizada na rua Augusta, 1065, próximo do cruzamento com a rua Peixoto Gomide, das 17h às 21h.

No dia 20, quinta-feira, durante a 19 Feira Cultural LGBT+, o PM DST/Aids estará presente com uma tenda de 16 metros na praça da República. Ali será possível realizar o teste rápido para HIV, das 10h às 16h, retirar materiais informativos, preservativos masculino, feminino e gel lubrificante.

Uma campanha de comunicação voltada para prevenção das IST/Aids, direcionada para a população LGBT+, terá início no dia 17 e contará com ações online e off-line. A campanha aborda seis temas: o estímulo ao uso da camisinha,  Profilaxia Pós-Exposição (PEP), Profilaxia Pré-Exposição, estratégias de Prevenção Combinada ao HIV/Aids, ampliação da testagem e divulgação sobre a questão de Indetectável = Intransmissível (I=I).

Entre as ações estão a instalação em 36 postes na avenida Paulista de galhardetes, na parte superior, e totens, na parte inferior, com mensagens de prevenção. Neste ano, os agentes de prevenção que distribuirão preservativos masculinos durante a Parada do Orgulho LGBT+ estarão equipados como uma costeira com cartaz para ampliar a difusão das mensagens.

Será difundido nas redes sociais vídeos gravados com pessoas da população LGBT+, além de spots com mensagens de prevenção que serão veiculados durante a Parada do Orgulho LGBT+ e da Feira da Diversidade LGBT+.