Camisinhas

O preservativo masculino (camisinha externa) é um dos métodos mais eficazes para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como o HIV e a síflis, além de evitar a gravidez não planejada.

O preservativo feminino (camisinha externa) também serve para evitar uma gravidez não desejada e prevenir o HIV e as outras ISTs. Por ficar dentro do canal vaginal, a camisinha feminina não pode ser usada ao mesmo tempo em que a masculina. Tem como vantagem de poder ser colocada horas antes da relação sexual.

O gel lubrificante, que deve ser sempre à base de água para não danificar o preservativo, tem papel na prevenção da transmissão sexual das ISTs, dado que sua presença nas relações sexuais diminui o atrito e a possibilidade de provocar microlesões das mucosas genitais e anais, lesões estas, que funcionam como porta de entrada para o HIV e outros microorganismos. Recomenda-se seu uso associado ao preservativo, potencializando a prevenção.

O gel lubrificante, assim como as camisinhas masculinas e femininas, também é distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Você o encontra nas 26 unidades da Rede Municipal Especializada (RME) em DSTs/Aids

Já os preservativos femininos podem ser retirados tanto na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto da sua casa ou nos serviços da RME.

As camisinhas masculinas estão disponíveis em todas as unidades municipais de saúde da capital paulista, nos terminais de ônibus municipais, nas estações das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô e, agora, nas estações Jabaquara e Tucuruvi (Linha 1-Azul), Consolação, Paraíso e Tamanduateí (Linha 2-Verde), Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás e República (Linha 3-Vermelha).
 

  Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Home. Há um ícone de uma casa à esquerda.Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Página Anterior, com uma seta à esquerda.