Camisinhas

O preservativo masculino (camisinha) é o método mais eficaz para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV/Aids, alguns tipos de hepatites e sífilis, e evita a gravidez não planejada.

O preservativo feminino também serve para prevenir contra a aids, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis, e evita uma gravidez não desejada. Por ficar dentro do canal vaginal, a camisinha feminina não pode ser usada ao mesmo tempo em que a masculina. É feita de poliuretano, um material mais fino que o látex da camisinha que envolve o pênis. É, também, mais lubrificada.

O gel lubrificante, que deve ser sempre à base de água para não danificar o preservativo, tem papel na prevenção da transmissão sexual do HIV, dado que sua presença nas relações sexuais diminui o atrito e a possibilidade de provocar microlesões das mucosas genitais e anais, lesões estas, que funcionam como porta de entrada para o HIV e outros microorganismos. Recomenda-se seu uso associado ao preservativo, potencializando a prevenção, ou uso isolado, na lógica da redução de risco.


Você pode retirar o seu preservativo masculino e feminino, bem como os sachês de gel lubrificante nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais perto da sua casa. As camisinhas masculinas também estão disponíveis nos terminais de ônibus municipais e agora nas estações da Linha 4-Amarela (Luz, República, Higienópolis-Mackenzie, Fradique Coutinho, Pinheiros e Butantã) e em todas as estações da Linha 5-Lilás do metrô:

banner com fundo roxo escrito "Disponível Camisinhas Linhas Amarela e Lilás do Metrô". Ao lado direito há uma ilustração de um trem e duas embalagens de camisinhas, uma roxa e uma amarela.

  Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Home. Há um ícone de uma casa à esquerda.Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Página Anterior, com uma seta à esquerda.