“Camisinha na Folia” encerra campanha neste final de semana no Pós-Carnaval de São Paulo

Distribuição gratuita de preservativos acontecerá nos blocos “Diversidade”, “Meu Santo É Pop”, “Siga Bem Caminhoneira” e “Pipoca da Rainha”

 

Por Thiago Pássaro

O Carnaval 2019 acabou, mas a folia em São Paulo segue por mais este final de semana, quando diversos blocos voltam a desfilar pelas ruas e avenidas da capital paulista. A a campanha “Camisinha na Folia”, do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, estará em quatro desses blocos para distribuir preservativos gratuitos aos munícipes que estarão na festa.

“As nossas ações de prevenção ao HIV e também às outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) nos blocos de rua têm se demonstrado muito interessantes e eficazes. É mais uma oportunidade de facilitarmos o acesso ao preservativo gratuito”, diz Robinson Fernandes de Camargo, coordenador em exercício do PM DST/Aids.

Os agentes de prevenção do programa de DST/Aids da capital paulista atuam nos blocos uniformizados e com costeiras com o logo da “Camisinha na Folia”, sempre oferecendo os preservativos aos foliões. Eles também tiram dúvidas sobre as diversas formas de prevenção ao HIV, como as próprias camisinhas masculinas e femininas e as Profilaxias Pré e Pós-Exposição (PrEP e PEP respectivamente).

 

Agentes de prevenção do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo no bloco "Pinga Ni Mim", na última segunda-feira (4)

 

No sábado (9), as equipes estarão no “Bloco da Diversidade”, “Meu Santo É Pop” e “Siga Bem Caminhoneira”. A campanha encerra as atividades no domingo (10) com distribuição de camisinhas gratuitas no bloco “Pipoca da Rainha”, que contará com a participação da cantora Daniela Mercury.

Além dos agentes de prevenção nos blocos, as camisinhas podem ser retiradas nas estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô ou ainda nos terminais de ônibus municipais.

A “Camisinha na Folia” iniciou a campanha na primeira semana de fevereiro, quando participou dos ensaios de diversas Escolas de Samba de São Paulo. De lá até os blocos que desfilam no Pós-Carnaval, o PM DST/Aids terá colocado à disposição 2 milhões de preservativos gratuitos.