Saúde inicia campanha “Camisinha na Folia” neste final de semana

Ação de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) acontecerá em escolas de samba e bloco de rua da capital paulista

Por Thiago Pássaro

A 18ª edição da campanha “Camisinha na Folia”, realizada pelo Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, começa neste final de semana. As equipes de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) distribuirão preservativos gratuitamente aos foliões que estiverem nos ensaios das escolas de samba da capital paulista.

“Este trabalho é muito importante para colocar a camisinha disponível às pessoas. É uma oportunidade também de divulgarmos os serviços de saúde que a cidade oferece aos cidadãos, da testagem ao tratamento”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/Aids.

A partir deste sábado (8), a campanha começa nas escolas de samba de todas as regiões da capital e de diferentes grupos de desfile, do especial aos de bairro. Mais de 115 mil camisinhas serão distribuídas nas quadras das agremiações carnavalescas.

Confira a programação nas Escolas de Samba:

09/02
20h
Dragões da Real
Av. Emb. Macedo Soares, 1018 - Vila Anastácio

10/02
17h
Vai-Vai
R. São Vicente, 276, Bela Vista

19h
Nenê de Vila Matilde
R. Júlio Rinaldi, 1 - Vila Salete

19h
Pérola Negra
Av. Dr. Gastão Vidigal, 151 - Vila Leopoldina

15/02
20h
Unidos de Vila Maria
R. Cabo João Monteiro da Rocha, 448 - Jardim Japão

21h
Brinco da Marquesa
R. Dom Vilares, 300 - Vila Brasilina

22h
Rosas de Ouro
R. Cel. Euclides Machado, 1.066, Jardim das Graças


17/02
19h
Leandro de Itaquera
R. Padre Viegas de Menezes, 66 - Itaquera

20h
Imperador do Ipiranga
Av. Carioca, 99 - Cidade Nova Heliópolis


Blocos de rua


Além do trabalho nas quadras, a distribuição das camisinhas também acontecerá no Carnaval de Rua de São Paulo, com ações no pré (23 e 24/2), Carnaval (2, 3, 4 e 5/3) e pós-festa (9 e 10/3). Ao todo, serão oito dia de folia com prevenção.

O PM DST/Aids firmou parceria com cerca de 20 blocos para realizar a campanha, como Ritaleena, Banda do Fuxico, João Capota na Alves, MinhoQueens, Vou de Táxi e Agrada Gregos. As concentrações acontecem em diferentes regiões da cidade, com tamanho de público que varia de 2 mil a mais de 1 milhão de pessoas.

A cobertura completa da campanha “Camisinha na Folia” pode ser acompanhada pelas redes sociais do programa de DST/Aids da capital paulista (Facebook, Twitter e Instagram - @programadstaids).