Seminário Profissionais do SUS da visibilidade às ações realizadas pelos servidores municipais

Evento é resultado das visitas que o secretário e o prefeito fizeram às coordenadorias, na ação Saúde Mais Perto

 

Por Keyla Santos
Fotos: Edson Hatakeyama

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, por meio da área de Gestão de Pessoas, realizou na manhã desta terça-feira (11), no Teatro Fernando Azevedo, o primeiro Seminário Profissionais do SUS. Um dos objetivos do seminário é dar visibilidade às ações exitosas que os profissionais de todas as regiões da cidade e da maioria dos serviços, executam no dia a dia, resgatando assim, o orgulho de ser servidor.

Foram selecionadas ações realizadas nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), Hospital Municipal e Maternidade Escola - Vila Nova Cachoeirinha (Maternidade Cachoeirinha) e Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), que receberam a certificação do profissional SMS/SUS “Gente que faz a diferença”.

A coordenadora de Gestão de Pessoas da SMS, Jane Abrahão Marinho, explicou que o seminário é resultado das visitas que o secretário e o prefeito fizeram às CRS, na ação Saúde Mais Perto, com o objetivo de se aproximar e de ouvir os profissionais. A ideia é que este seminário se repita anualmente.

“As coordenadorias fizeram a seleção dessas ações que foram homenageadas hoje. São ações de todas as regiões da cidade e da maioria dos serviços. Basicamente, o seminário visa dar visibilidade e resgatar o orgulho de ser servidor. A gente nunca pode esquecer o propósito que nos move, que é servir ao nosso munícipe com qualidade, mas também dando aos nossos servidores a visibilidade que eles merecem”, comentou Jane.

Gente que faz a diferença

 

As ações selecionadas pela CRS Centro para receber a homenagem foram as desenvolvidas pelas equipes do Consultório da Rua (CnR) das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Sé e Nossa Senhora do Brasil, em parceria com o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (BomPar), apoiadas pelo assistente social Marivaldo da Silva Santos.
Santos é um exemplo de superação. Trabalha na SMS há 14 anos, no Programa Consultório na Rua. No entanto, antes de começar sua trajetória na área da saúde, viveu em situação de rua durante cinco anos, de 1999 a 2004. Com o apoio dos profissionais das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), dedicadas ao atendimento às pessoas em situação de rua, por meio do projeto “A Gente na Rua”, que teve início em novembro de 2004, Santos passou a trabalhar como agente de saúde.

“Acredito que a situação de rua tenha me levado para a Saúde. Acho que, se eu não tivesse passado por essa situação, jamais teria conhecido o Sistema Único de Saúde. Quando vim trabalhar na Saúde, foi por necessidade, para sair da situação de vulnerabilidade porque, mesmo procurando emprego, com endereço de albergue, a gente não era aceito no mercado de trabalho”, conta.

Logo após começar a trabalhar como agente de saúde, Santos voltou a estudar, concluiu o ensino médio, foi para a faculdade e se especializou. “Pra mim, é com grande gratificação que recebo essa homenagem. Entrei por necessidade, me apaixonei pelo SUS e aqui estou até hoje”, agradeceu o assistente social.

 

No Hospital Municipal e Maternidade Escola - Vila Nova Cachoeirinha (Maternidade Cachoeirinha), a atividade homenageada foi a realizada pela equipe da Unidade Neonatal, que cuida de bebês de alto risco. De acordo com a diretora do hospital, Claudia Tanuri, são realizados cerca de 600 partos por mês na unidade, destes, aproximadamente, 12% são partos prematuros. O período normal de uma gestação é de 37 a 40 semanas, os que nascem antes desse tempo são considerados recém-nascidos prematuros. A taxa de sobrevida desses bebês é de 80 a 90%.

O projeto desenvolvido pela unidade neonatal foi sobre o mês da prematuridade, também conhecido como Novembro Lilás. A ação consistia em homenagear os pequenos “heróis” e seus familiares.

“Para isso foi realizada pela equipe da unidade neonatal, uma sessão de fotos com todos os prematuros vestidos de super-heróis. Mesmo com esse pequenino paciente recebendo adequado tratamento multiprofissional, com tecnologia de última geração, a dedicação e participação dos pais nessa missão é fundamental para o reestabelecimento dos pequenos super-heróis”, disse Claudia.

Ações homenageadas

CRS Centro – O anjo da guarda dos moradores de rua. Homenagem à Marivaldo da Silva Santos
CRS Oeste – Homenagem à equipe da Divisão de Vigilância em Saúde
CRS Leste – Homenagem à Cãominhada
CRS Norte – Homenagem ao Projeto Recanto Limpo, Verde e Saudável, da UBS Recanto dos Humildes
CRS Sudeste – Homenagem ao projeto Encanto em Cada Canto, da UBS Integral Jardim Maringá/Vila Talarico
CRS Sul – Homenagem ao projeto Delícias da Vida – Rede de Culinária Solidária
AHM – Homenagem à Equipe do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha
HSPM – Homenagem ao programa Vida Saudável
Covisa – Homenagem à Rosa Maria Nakazaki
Maternidade Cachoeirinha – Homenagem à equipe da Unidade Neonatal