Prefeitura de SP participa da COP-27 visando destacar a cidade como protagonista em desenvolvimento e sustentabilidade na América Latina

Estratégia paulistana está em consonância com a Agenda 2030 e tem programas e metas objetivos; pontos de atenção que pode atrair investidores estrangeiros

A Prefeitura de São Paulo participará da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27) visando ocupar lugar de protagonismo da temática, na América Latina; apresentar uma carteira de projetos para atrair investimentos estrangeiros na cidade e trocar experiências exitosas nessa agenda.

“São as cidades que enfrentam os maiores desafios em relação à mudança do clima. São Paulo tem uma estratégia que impacta local, regional e globalmente para neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa até 2050 e quer atrair os investimentos que somam em sustentabilidade. Temos muito a compartilhar; também, queremos ouvir mais experiências avançadas, bem como contribuir com nossos resultados”, explica a secretária municipal de Relações Internacionais (SMRI), Marta Suplicy, que organizou e lidera a missão internacional da Prefeitura de São Paulo, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Ela participa da Conferência na abertura (dia 6) e ao longo da primeira semana.

PLANCLIMA
Destaca-se que o Plano de Ação Climática, desenvolvido pela Prefeitura da capital paulista, foi elaborado em colaboração com a rede de cidades C40 e o governo britânico, tem 43 ações definidas para já reduzir as emissões de gases do efeito estufa até 2030, zerando em 2050.

Nessa elaboração da estratégia paulistana, ressaltam-se os trabalhos dos Conselhos Municipais para o Meio Ambiente e  Desenvolvimento Sustentável (CADES) Regionais, do Comitê de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE) e da Comissão Municipal ODS. As participações da sociedade civil, do setor privado e da academia foram imprescindíveis em todas as etapas.

VIRADA ODS

O engajamento, a conscientização e o envolvimento da população são fundamentais nas ações para o atingimento das metas do Planclima e também para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda 2030 – plano global da Organização das Nações Unidas (ONU), para um mundo melhor para todos os povos e nações. Assim, pela SMRI foi criada e lançada a inédita política pública para consolidação da Agenda 2030 na vida da população de São Paulo, posicionando a cidade rumo a um futuro mais sustentável: a Virada ODS, que será apresentada a cidades participantes da COP-27. Será um dos destaques da participação paulistana na COP-27.

CONFIRA O QUE SÃO PAULO MOSTRARÁ NA COP-27:

 A Política de Mudança do Clima no Município de São Paulo
A Agenda Municipal 2030 (Plano de Implementação)
Plano de Mobilidade
Plano de Segurança Viária
Eletrificação da frota (ODS: 11)
Plano Municipal de Educação Ambiental
Programa Mananciais e Projeto Residencial Mata Virgem (ODS: 3, 6, 10, 11)
Hub Green Sampa – Centro de Inovação Verde “Bruno Covas” (ODS: 8)
Programa Operação Trabalho (ODS: 8)
Programa Escola Estufa “Lucy Montoro” (ODS: 8 e 15)
 ECOA Sampa (ODS: 8 e 15)
SP Coopera (ODS: 8, 12 e 14)
Jardins de Chuva (ODS: 11, 12, 13 E 15)
Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) – ODS: 9 e 11
Pátios de Compostagem (ODS: 2, 11 e 12)
Ecopontos (ODS: 13)
Adote uma Praça (ODS: 17)
 Gestão de Parques e Unidades de Conservação (ODS: 11, 14 e 15)
Ligue os Pontos (ODS: 8 e 15)
Sistema Urano (ODS: 11)
Plataforma Sampa+Rural (ODS: 8 e 15)
Virada ODS
ReciclaTEC (ODS: 8, 12 e 14)
Sistema Público Hidroviário (ODS: 10 e 11)
Cadernos de Drenagem (planejamento, visando redução de alagamentos)

Comunicação SMRI