Secretaria do Trabalho busca apoio da subprefeitura para “Programa SP Coopera”

Com a pandemia, o cooperativismo é mais uma alternativa para geração de renda

 Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho-SMDET estiveram   na Subprefeitura Casa Verde Cachoeirinha para falar sobre o programa   que é fruto de um projeto do Prefeito Ricardo Nunes - quando vereador - que foi regulamentado em 2018.   O objetivo do programa é promover o desenvolvimento, melhoria do desempenho e sustentabilidade econômica das cooperativas do município.

O que é cooperativismo?

De acordo com o SEBRAE, a cultura da cooperação baseia-se em um relacionamento entre e a outras organizações facilita que os empreendimentos alcancem seus objetivos, o que não seria possível se atuassem isoladamente. Em conjunto, há ampliação do acesso aos mercados, aumento do poder de compra e venda, redução de custos, entre outros. A cooperação está cada vez mais presente nas discussões e debates de alternativas para acelerar o desenvolvimento econômico e social dos países como parte da solução de diversos problemas. Nesse contexto, a cooperação entre as empresas tem se destacado como um meio capaz de torná-las mais competitivas. Fortalecer o poder   de compra, compartilhar recursos, combinar competência, dividir ônus de realizar pesquisas tecnológicas, partilhar iscos e custos para explorar novas oportunidades, oferecer produtos e serviços com qualidade

Para alcançar esses objetivos, o Programa SP Coopera promete estimular a formação de grupos interessados em constituir novas cooperativas ou mesmo integrar cooperativas já existentes, por meio de qualificação, orientação técnica, incubação de empreendimentos e assistência educativa e socioemocional.

Para isso, busca apoio para a disponibilização de espaço físico e equipamentos para a execução das atividades da Política Municipal de Apoio ao Cooperativismo, bem como para a atuação das cooperativas e de empreendimentos coletivos.  Nesse cenário, através das subprefeituras, quer atingir empreendedores de toda a cidade.