PlanClima SP orienta iniciativas na capital com 43 ações prioritárias

Em celebração à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura apresentou nesta quinta-feira (3/6) o Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClima SP). O projeto foi desenvolvido para responder às mudanças climáticas das últimas décadas e orientar a ação do governo para incluir a questão do clima nos processos decisórios, além de mostrar como a população pode se preparar para enfrentar os impactos gerados.

Este compromisso para a criação do Plano foi assumido pelo então prefeito Bruno Covas em setembro de 2018 para alinhar as políticas em parceria com a rede internacional de cidades C40. “O objetivo é levar São Paulo a zerar a emissão de gás carbônico até 2050. Para isso, foi feito esse trabalho liderado pelo Prefeito Bruno Covas e que temos muito orgulho por apresentá-lo aqui hoje”, disse o prefeito Ricardo Nunes, lembrando que Covas considerou todos os trabalhos realizados por gestões anteriores ao assinar o compromisso proposto pelo C40, que já previa a elaboração do Panclima.

“O Bruno sempre esteve muito atento às questões ambientais e climáticas e esse Panclima é fruto do trabalho e da determinação desse quadro excelente que o Bruno Covas montou na Prefeitura, que foi liderado com muito entusiasmo, paixão e responsabilidade, portanto a nossa homenagem.", disse o prefeito.

Com a iniciativa, a cidade torna-se protagonista ao lado de mais de 100 cidades no mundo todo e de outras três brasileiras (Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador), a apoiar o cumprimento do Acordo de Paris, para que o aumento da temperatura global até 2100 não ultrapasse 1,5ºC.

“As cidades têm um papel fundamental para conseguirmos cumprir as metas do Acordo de Paris e descarbonizar a economia global nas próximas décadas. Por isso, fico muito contente com o compromisso de São Paulo na agenda climática. Como anfitriões da COP26, em novembro, em Glasgow, queremos seguir colaborando com a cidade no lançamento de seu plano de ação e metas de redução de emissões. Acredito que, como maior cidade do país, a ambição de São Paulo nos ajuda a incentivar ambição em outras cidades ao redor do país”, afirmou em mensagem enviada para a Secretaria do Verde a Cônsul-Geral Britânica em São Paulo, Lisa Weedon.

PanClima SP

O princípio de atuação do PlanClima SP é garantir ações de mitigação de gases de efeito estufa e de adaptação aos impactos da mudança do clima, para que sejam aplicadas desde já na gestão da cidade, incluindo todos os setores da administração municipal.

“É um plano que vem em conjunto com muita coisa que já acontece, a começar pela Política Municipal da Mudança do Clima, criada com o objetivo de minimizar as emissões na cidade, de modo a contribuir para o cumprimento dos acordos da Convenção do Clima e o Desenvolvimento Sustentável”, enfatizou a secretária executiva do Comitê de Mudanças do Clima e Ecoeconomia da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Laura Ceneviva.

Os objetivos do Plano são empreender ações para a redução até 2030 de 50% das emissões de gases de efeito estufa do município, em comparação aos níveis de 2017, e implementar medidas necessárias para reduzir as vulnerabilidades sociais, econômicas e ambientais para um processo de adaptação.

O secretário executivo de Mudanças Climáticas, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, se mostrou entusiasmado em assumir a missão de trabalhar diretamente com o secretário Rubens Rizek (Governo) para firmar o compromisso do prefeito e de seu gabinete de secretários com a variável climática e de mudança do clima na governança do município. “Já começamos com um Plano. Isso é muito importante. Já temos uma resposta positiva da quarta maior capital do mundo no bojo de todo um processo histórico de busca, adaptação e de medidas de mitigação a esse fenômeno assimétrico que é a transformação do clima do planeta”, explicou.

As ações visam, por exemplo, incrementar a adoção de fontes energéticas renováveis em substituição aos combustíveis fósseis no transporte e fomentar a mobilidade ativa e zero emissões de GGE (gases de efeito estufa). Para a adaptação do município, será necessário aumentar a oferta de habitação popular, criar empregos na economia verde, aumentar a infiltração de água de chuva e mais áreas verdes, contribuindo na redução de alagamentos e inundações.

A adesão das pessoas é fundamental em várias propostas, como a redução da produção de resíduos e a reciclagem por coleta seletiva ou compostagem. É importante também destacar ações como a implantação de mais corredores de ônibus, de ciclovias e zonas de zero emissão – que requerem a promoção da participação e do engajamento público para sua efetividade. Para atingir várias de suas metas, a Prefeitura deverá mobilizar esforços junto aos governos Estadual e Federal, além dos setores privado, acadêmico e todos os cidadãos em geral.

O secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro, agradeceu a todos que contribuíram com o Plano e lembrou um trecho das palavras do então prefeito Bruno Covas que foram publicadas no documento: “Por fim, destaco que o nosso compromisso aqui não se limita ao momento presente. É fundamentalmente um compromisso com as futuras gerações, com uma sociedade mais justa, fundada nos pilares da inovação e dos valores democráticos. Apenas assim teremos a certeza de um futuro mais sustentável e resiliente”, Bruno Covas.

Está prevista a revisão do PlanClima SP em todo começo de governo, junto com o Plano de Metas e o PPA (Plano Plurianual), ou quando necessário. São cinco os itens norteadores para a execução das ações:

  1. Rumo ao carbono zero em 2050;
  2. Adaptar a cidade de hoje para o amanhã;
  3. Proteger pessoas e bens;
  4. Mata Atlântica, precisamos de você!;
  5. Gerar trabalho e riqueza sustentáveis.

Clique aqui para acessar o material completo do PanClima SP

Ações em andamento

Considerando o compromisso da cidade com as áreas de sustentabilidade e de proteção ambiental, a Prefeitura de São Paulo atua em diversas frentes relacionadas a essa questão, como na troca das lâmpadas por LED, na substituição de veículos a Diesel na frota de transporte coletivo, além da implantação de Ecopontos, da realização da coleta seletiva e da instalação dos jardins de chuva.

“Temos um conjunto enorme de ações que tem sido desenvolvido. Dias atrás tivemos o lançamento do protocolo para melhorar a relação do poder público com relação às questões relacionadas a defesa ambiental, a nossa proteção aos mananciais, enfim, um conjunto muito forte e muito sério voltado para a preservação”, lembrou o prefeito.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, existem as ações mais complexas, mas temos coisas simples que podem ser feitas como os jardins de chuva. “Hoje nós temos 126, que somam 28.500 m² que deixam a cidade mais bonita e permeável”, finaliza.

 Secretaria Especial de Comunicação