Prefeitura de São Paulo antecipa inscrições para novas turmas do ReciclaTec

Inscritos para as próximas turmas terão aulas sobre gestão de resíduos sólidos como forma de geração de renda

 

A Prefeitura de São Paulo através da Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, abre  pré-inscrições para as próximas turmas do Programa ReciclaTec, curso de qualificação gratuita em ressignificação de resíduos sólidos (Upcycling). As aulas ocorrerão  no período noturno, durante dois meses, na sede do Instituto Akhanda, zona sul da capital. 

O instituto foi contratado pela Fundação para a organização das inscrições, aplicação e desenvolvimento das metodologias do curso. Todos os inscritos receberão o contato da instituição por e-mail e/ou telefone informando os documentos necessários para a efetivação do cadastro (cópia do RG, CPF e comprovante de endereço), o local de entrega e a previsão do início das turmas que, por enquanto, foram suspensas em razão da pandemia do Coronavírus. 

Com conteúdos didáticos e muito práticos, os alunos aprendem noções básicas dos resíduos sólidos, legislação, políticas públicas, além das oficinas práticas como: produção de peças e tecidos; transformação de pallets de madeira em objetos de decoração e móveis; criação de ecojóias; caixa composteira, o que facilita o processo de aprendizagem e incentiva à geração de renda.

Diferente da reciclagem que recria um objeto descartado, o upcycling, cujo conceito surgiu em 1990, propõe a valorização do ciclo, que é transformar com criatividade um objeto em desgaste ou desuso em um novo produto, conservando seu material e evitando o seu desperdício. Muitas empresas e empreendedores que aderiram à iniciativa, investiram nos setores de móveis e decoração, acessórios, calçados e confecções de roupas e hoje comercializam produtos de maneira sustentável e inovadora. Além disso, o conceito está alinhado aos ODS’s (Objetivos de  Desenvolvimento Sustentável) da ONU - Organizações das Nações Unidas. A Fundação Paulistana e o Instituto Akhanda, conforme as orientações da Prefeitura, avisará aos inscritos sobre o retorno das atividades.

Programa ReciclaTec

Inscrições: pelo link: http://bit.ly/ReciclaTec2020

Início: Os inscritos serão informados por e-mail ou telefone sobre a previsão de início, após o retorno das atividades presenciais.

Local do curso: Instituto Akhanda – Av Leonardo da Vinci nº 2650 – Jabaquara – SP. 

Turmas: de segunda a sexta, das 19h às 22h, durante 2 meses.

Mais informações: www.institutoakhanda.com ou reciclatec.comunicacao@akhanda.com.br

Por Luis Antonio