Restituição de Valores – ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Móveis)

Devolução/Restituição de Valores.

O procedimento para restituição do ITBI segue a legislação vigente, que sintetizamos abaixo.

 

MOTIVOS PARA SOLICITAR RESTITUIÇÃO

  • ITBI pago em duplicidade;
  • ITBI pago indevidamente;
  • ITBI pago em valor maior que o devido;

 

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • Documento de identificação pessoal do contribuinte pessoa física ou representante legal de Pessoa Física-PF ou Jurídica-PJ;
  • Instrumento de constituição de Pessoa Jurídica e eventuais alterações (atas de assembleias, termos de posse em cargos de direção, etc);
  • Se for procurador, deverá apresentar procuração;
  • Guia (etiqueta do ITBI);
  • DTI – Declaração de Transações Imobiliárias, de possível;
  • Notificação de Lançamento-NL (capa, folha de rosto) do IPTU do imóvel objeto do pedido;
  • Comprovante de pagamento do imposto;
  • Matrícula atualizada do imóvel objeto do pedido de restituição;
  • Escritura de compra e venda ou instrumento congênere;
  • Declaração de tabelião atestando que o negócio não foi registrado em matrícula (se for o caso);
  • Eventual decisão de anulação de hasta pública (se for o caso);
  • Decisão favorável de outra Unidade da Secretaria Municipal da Fazenda (se for o caso);
  • Tela do SDI – Sistema de Declarações de Imunidades (se for o caso).

 

 

PROCEDIMENTO

O processo é autuado pelo próprio interessado, de forma gratuita, sem intermediários, via internet, no sistema SAV- Solução de Atendimento Virtual.

Pré-requisito para usar o SAV:  é imprescindível que o interessado tenha Senha Web ou Certificado Digital.

Caso não possua Senha Web e deseje obtê-la, Clique Aqui para cadastrar a Senha Web

 

No SAV, siga a sequência abaixo:

 

1) Escolha “Outros Serviços”

 

 2) Preencha os dados solicitados

 

 3) Escolha “Restituição de Tributos (exceto DAT)”

 

       

4) Escolha ITBI

 

 

 5) Selecione o Perfil do Interessado, dentre os apresentados

 

 6) Selecione o motivo do pedido de restituição, dentre os apresentados

 

7) Prossiga preenchendo as informações solicitadas nas telas seguintes.


Serão solicitados dados bancários para o recebimento da restituição.

Importante: é possível indicar conta corrente ou conta poupança, exceto de bancos digitais.

 

 

 

 

8) Na sequência, haverá tela para inclusão de documentos.

 

9) Após a inclusão dos documentos, o interessado deverá efetuar a confirmação para que o pedido seja concluído.

 

10) Por fim, basta gerar o comprovante de envio.

 

 

Consulte o Andamento ou Decisão de Processo Administrativo clicando aqui.



LEGISLAÇÃO

  

 

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