Vídeos Tutoriais

Assista aos vídeos tutoriais sobre diversos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo

Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe)
Em média, cerca de 24 milhões de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas são emitidas mensalmente por prestadores de serviços da cidade de São Paulo. Para saber como acessar o sistema e realizar corretamente a emissão, bastar conferir o tutorial.

Emissão de Senha Web - Pessoa Física
A Senha Web é a chave de acesso para diversas áreas e serviços disponíveis no Portal da Secretaria Municipal da Fazenda.


Emissão de Senha Web - Pessoa Jurídica
A Senha Web é a chave de acesso para diversas áreas e serviços disponíveis no Portal da Secretaria Municipal da Fazenda.


Cancelamento de CCM - com Senha Web
Aprenda como fazer o Cancelamento do CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários) com Senha Web


Cancelamento de CCM - sem Senha Web
Aprenda como fazer o Cancelamento do CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários) sem Senha Web


Emissão de Certidões
Por meio do sistema, o contribuinte consegue emitir e confirmar a autenticidade da Certidão Unificada por CPF ou CNPJ, a antiga Certidão de Tributos Mobiliários. O vídeo traz o passo a passo desse processo.

Domicílio Eletrônico do Cidadão Paulistano (DEC)
O DEC é um novo canal de comunicação da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico com o contribuinte da cidade de São Paulo, sendo obrigatório em alguns casos. Para saber como funciona a caixa postal e quais são todas as funcionalidades do DEC, basta assistir o vídeo tutorial.

Demonstrativo Unificado do Contribuinte (DUC)
O Demonstrativo Unificado do Contribuinte é uma ferramenta online que te permite checar sua situação financeira e tributária com a Prefeitura de São Paulo. Você sabe como ele funciona?

Atualização de dados cadastrais do IPTU
Obrigatoriamente todos os contribuintes, isentos ou não do IPTU, precisam estão com seus dados atualizados. Veja neste tutorial um passo a passo de como realizar a atualização cadastral.

Declaração de Transação Imobiliária (DTI)
A DTI é obrigatória para que um imóvel seja transferido para outra pessoa e assim fazer o pagamento do ITBI. No vídeo tutorial, este processo é detalhado para que a guia de recolhimento, com os dados do imóvel e do tipo de transação, seja preenchida corretamente.