3ª Reunião Plenária do FOCCO/SP reúne representantes de entidades no combate à corrupção

 A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) participou, na quarta-feira 21/08, da 3ª Reunião Plenária do Fórum de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro do Estado de São Paulo (FOCCO/SP), no auditório da Secretaria Estadual de Segurança Pública. O encontro contou com a participação de representantes das 34 órgãos e entidades que fazem parte do Fórum.

A abertura do encontro foi feita pelo Presidente da Seção de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo e Secretário Executivo do FOCCO/SP em 2019, o Desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, que teve a companhia do Secretário Executivo da Polícia Militar, Coronel Álvaro Batista Camilo, do Secretário Executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chain e do Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, General João Camilo Pires de Campo.

A aprovação da ata da 2ª plenária, a apresentação do andamento das 7 ações desenvolvidas pelo Fórum e a definição da 4ª e última Plenária do ano, que será realizada em novembro, no Tribunal de Justiça, foram assuntos discutidos na pauta desta reunião. Também foram divulgados os novos números da Web Denúncia Corrupção, que contempla 10 órgãos parceiros no sistema. Em 2019, até o dia 31 de julho, foram registradas 1.028 denúncias, sendo 550 estaduais, 131 federais e 247 municipais.

Os números mostram as denúncias sobre sonegação fiscal (526) lideram a estatística, seguidas por licitação e contratos (225), recebimento de propinas por servidores públicos (192), pagamento de propina (78) e corrupção eleitoral (07). Desde a implantação do sistema, em junho de 2016, foram recebidas 2.473 denúncias. A CGM recebeu 342 denúncias da Web Denúncia Corrupção no período de janeiro a julho de 2019. 69 geraram protocolos de denúncias ou reclamações na Ouvidoria Geral do Município. 273 foram direcionadas para outros órgãos das esferas municipal, estadual e federal.