Após interferência da Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo, o Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), ligada a Secretaria Municipal de Serviços, passou a disponibilizar ao cidadão paulistano o horário e a freqüência de coleta de lixo. Confira aqui
A iniciativa se deu após uma munícipe - preocupada com a lei que proíbe a colocação do lixo doméstico fora do horário permitido - procurar informações com a Central 156 e ser surpreendida: ela teria que esperar 30 dias, tempo para o ofício seguir e voltar da Limpurb.
Diante da burocracia, a Ouvidoria sugeriu incluir os dados no script da Central 156 e no portal da prefeitura, facilitando o acesso à informação ao munícipe e eliminando a espera de 30 dias.
Assim, hoje, a Central 156, além de encaminhar a solicitação para a empresa responsável pela coleta, informa o munícipe sobre a possibilidade de consulta no portal da Prefeitura. São duas concessionárias responsáveis pela coleta de resíduos no município de São Paulo nas 31 subprefeituras. Confira abaixo a lista por empresa.
Agenda propositiva
É papel da Ouvidoria, como ferramenta de gestão, fazer a intermediação entre o munícipe e os órgãos públicos. Isso possibilita o comprometimento e empenho por parte das equipes em garantir a excelência no atendimento ao cidadão, além de dar oportunidade de discussão na metodologia e na gestão dos órgãos envolvidos.
Integram a agenda propositiva o Ilume (Secretaria de Serviços), o Psiu, a SMADS, a Central 156 (Secretaria de Gestão), as 31 subprefeitura, a Secretaria de Finanças, entre outros órgãos.
- Perus
- Pirtuba
- Freguesia/Brasilândia
- Casa Verde/Cachoeirinha
- Santana/Tucuruvi
- Jaçanã/Tremembé
- Vila Maria/Vila Guilherme
- Lapa
- Sé
- Butantã
- Pinheiros
- Mooca
- Cidade Tiradentes
- Vila Mariana
- Ipiranga
- Santo Amaro
- Jabaquara
- Cidade Ademar
- Campo Limpo
- M’Boi Mirim
- Capela do Socorro
- Parelheiros
- Penha
- Ermelino Matarazzo
- São Miguel
- Itaim Paulista
- Aricanduva/Formosa/Carrão
- Itaquera
- Guaianases
- Vila Prudente/Sapopemba
- São Mateus