Ouvidoria registra redução de 27% no 2º trimestre

Ouvidoria registra redução de 27% nas reclamações; sobre iluminação pública, queda foi de 45%.

O relatório dos atendimentos feitos durante o segundo trimestre de 2008 pela Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo revelou a redução de 45,52% nos registros de protocolos referentes à iluminação pública na capital paulista se comparados ao mesmo período do ano passado. Além da iluminação pública, que permanece em primeiro lugar entre as solicitações à Ouvidoria, outros serviços também apresentaram redução de demanda neste período segundo o relatório, quando foram atendidos 4.571 usuários dos serviços municipais. A maior redução percentual foi observada entre os registros dos serviços de natureza jardinagem, de 67,5%. Do total de manifestações à Ouvidoria, houve uma queda de 27% em relação ao segundo trimestre de 2007, que registrou 6.276 manifestações.

A maior redução no número de reclamações foi na iluminação pública, que registrou 1.226 protocolos entre abril e junho deste ano contra 2.250 reclamações do ano passado. As solicitações de serviços referentes a iluminação pública concentram a maior demanda da Ouvidoria, com 26,82% do total.

O relatório, divulgado hoje, também mostra queda significativa na demanda dos serviços relativos a jardinagem. No mesmo período de 2007,  as manifestações de munícipes à Ouvidoria sobre jardinagem ocupavam o segundo lugar do ranking de solicitações, com 581 registros, e agora está na quarta posição, com 189 protocolos. Do mesmo modo, as manifestações de natureza saúde apresentaram redução nas demandas, com 498 queixas no segundo trimestre deste ano ante 516 do mesmo período do ano passado, porém continua ocupando a terceira posição no ranking, como no ano anterior.

A segunda maior demanda registrada pela Ouvidoria neste segundo trimestre de 2008 passou a ser a qualidade no atendimento, com 718 protocolos. Estes protocolos englobam tanto o atendimento nas subprefeituras quanto nas secretarias municipais.  Grande parte das reclamações desta natureza envolvem as secretarias da Saúde (341) e de Gestão (128), além das subprefeituras (60). No mesmo período do ano passado a qualidade no atendimento havia gerado 112 protocolos.

Outros serviços com demanda representativa foram comércio irregular, que no mesmo período de 2007 estava em oitavo lugar, com 183 queixas, e agora está na quinta posição, com 178 protocolos; e buraco em via pública, que é o sexto colocado no ranking do segundo trimestre deste ano, apesar de também apresentar queda na demanda, registrando158 reclamações contra 265 no mesmo período de 2007, quando ocupava a quarta posição.
 
A perturbação do silêncio, fiscalizada pelo Psiu, está em sétimo lugar. Esta demanda também registrou queda em relação ao ano passado, com 142 protocolos registrados neste trimestre, contra 259 registros no mesmo período de 2008.

 

 

 

Natureza do registro

2º trimestre 2008

2º trimestre 2007

Iluminação pública

1.226

2.250

Qualidade no atendimento

718

112

Saúde

498

516

Jardinagem

189

581

Comércio Irregular

178

183

Buraco em via Pública

158

265

Psiu

142

259