A Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo, em cumprimento à lei n° 13.167/2001, divulga o relatório do 1º trimestre de 2008, quando foram atendidos 4.885 munícipes. Houve uma queda de quase 22% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 6.236 entradas.
A maior redução foi a natureza iluminação pública, que registrou 1.061 reclamações nos três primeiros meses deste ano ante os 2.191 protocolos do ano passado, num comparativo do mesmo período. Apesar da queda a natureza concentra a maior demanda na Ouvidoria, com 21,72% do total.
Outros serviços ligados à infra-estrutura que também caíram foram jardinagem que estava, no mesmo período de 2007, em segundo lugar com 537 queixas, e agora registra a quarta posição com 258 protocolos; e buraco em via pública que é o sétimo colocado no ranking deste ano, com 175 registros contra 306 do ano passado, quando estava na quarta posição.
A natureza que registrou maior aumento foi qualidade no atendimento, sendo a segunda maior demanda da Ouvidoria, com 817 protocolos (16,72% do total), que englobam tanto as subprefeituras quanto as secretarias. Grande parte das reclamações desta natureza envolvem as Secretarias da Saúde (395) e Gestão (163), além das Subprefeituras (75). No mesmo período do ano passado, qualidade no atendimento registrou 231 protocolos.
Saúde, que estava em quinto no 1º trimestre de 2007, quando registrou 290 protocolos, passou para o terceiro lugar com 505 reclamações. Também teve um aumento nas demandas a natureza comércio irregular, que ocupa o sexto lugar com 218 entradas. No mesmo período do ano passado, registrou 149 protocolos.
As manifestações que envolvem as escolas aparecem pela primeira vez no ranking das principais reclamações, com 221 registros no 1º trimestre de 2008. No mesmo período do ano passado foram 53.
1º trimestre 2008 | 1º trimestre 2007 | |
Iluminação pública | 1.061 | 2.191 |
Qualidade no atendimento | 817 | 190 |
Saúde | 505 | 290 |
Jardinagem | 258 | 537 |
Escolas | 221 | 53 |
Comércio irregular | 218 | 149 |
Buraco em via pública | 175 | 306 |
Agenda propositiva
Diante do crescente número de reclamações envolvendo a Secretaria Municipal da Saúde, a Ouvidoria implementou a agenda propositiva com reuniões mensais e análises dos números de atendimento. Desde o início do ano, a Ouvidoria Geral passou a encaminhar relatórios diários das demandas contribuindo para a agilidade dos procedimentos daquela pasta.