Controladoria Geral do Município discute a comunicação no contexto das ouvidorias em evento que comemorou o Dia Nacional do Ouvidor

A Controladoria Geral do Município (CGM) realizou, na sexta-feira (15/03), o evento “As Ouvidorias no Contexto da Comunicação” - em comemoração ao Dia Nacional do Ouvidor (16/03), data instituída pela Lei Federal nº 12.632 . A mesa de abertura contou com a presença do Controlador Geral do Município, Daniel Falcão, da Ouvidora Geral da União, Ariana Frances, do Coordenador de Ouvidoria e Defesa do Usuário do Estado de São Paulo, Valmir Dias, do Secretário Especial de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, Marcello Antônio D´Angelo e da Ouvidora Geral do Município de São Paulo, Maria Lumena Balaben Sampaio.

Em seu discurso de abertura, o Controlador Geral do Município, Daniel Falcão, ressaltou o trabalho das Ouvidorias no serviço de se comunicar com o cidadão e qual o papel que ela deve assumir nas demandas dos munícipes. “A Ouvidoria deve servir como ponte entre os munícipes e os servidores, o que não é um trabalho fácil. O órgão também tem o papel fundamental de filtrar as denúncias e reclamações que vão ser processadas pela CGM e também de se comunicar com os outros órgãos da Prefeitura".

Após as falas de boas-vindas dos convidados, a Ouvidora Geral da União, Ariana Frances, ministrou uma palestra sobre a Política de Comunicação da Rede Nacional de Ouvidorias. Ariana pontuou as dificuldades do trabalho do Ouvidor, enfatizando que a capacitação e preparação dos ouvidores em se comunicar é essencial. “Muitas demandas que chegam para a ouvidoria são, na verdade, falhas de comunicação. Por isso, o ouvidor deve saber ouvir e reagir a informação para saber como direcionar melhor o munícipe”.

O evento contou também com uma mesa de debates com a presença do Ouvidor Geral do Município de Santo André, Ronaldo Martin, Ouvidor Geral do Município de Santo André, do Presidente do Conselho Deliberativo da ABO Nacional Edson Vismona e da Ouvidora Geral do Município de São Paulo, Maria Lumena Balaben Sampaio. A mesa teve o tema “Dimensões da Comunicação nas Ouvidorias”. Ronaldo Martin tratou sobre os Relatórios das Ouvidorias como Ferramenta de Comunicação e Edson Vismona falou sobre o tema “Movimento de Prevenção e Combate aos Assédios - Uma Posição Institucional”.

Por fim, a Ouvidora Geral do Município, Maria Lumena Balaben Sampaio, ressaltou a importância da “Escuta Ativa como Forma de Comunicação”. Citando o escritor Rubem Alves, Maria Lumena enfatizou que um ouvidor precisa saber “escutar bonito”, para saber como se comunicar e direcionar corretamente atendimento ao cidadão. “Se comunicar com todos os grupos é um dos grandes desafios da ouvidoria, que além de ouvir precisa também saber assimilar o que foi dito”.

Texto: Matheus Henrique  (com supervisão de Liliane Rossi)