O relatório trimestral da Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo aponta a iluminação pública como o principal problema dos paulistanos, seguida por transporte público e saúde. Foram 6.236 queixas registradas entre janeiro e março desse ano contra 5.155 de 2006, no mesmo período. Um aumento de mais de 20%.
Os problemas de iluminação pública são mais freqüentes nessa época por causa do período de chuvas, que prejudica os fios com a queda de árvores. Exemplo disso é o mês de março, em que as queixas tiveram um pico com 857 contra 665 de janeiro e 669 de fevereiro. A somatória do período é de 2.191 contra 2.295 de 2006.
A jardinagem ocupa o segundo lugar com 536 queixas seguidas de transporte público. Foram vários fatores, em transportes, que colaboraram para esse quadro: lançamento da integração metrô e CPTM do Bilhete Único Escolar; mudança do sistema da SPTrans (São Paulo Transporte S/A) e inauguração do Expresso Tiradentes. Foram 327 desse ano contra apenas 73 do ano passado, no mesmo período.
Outras naturezas mais reclamadas foram: buraco em via pública (305), saúde (290), animais (213), impostos e taxas (212), qualidade no atendimento em diversos órgãos (190) e trânsito (185). A natureza saúde abrange qualidade do atendimento, vigilância sanitária, entre outros. Veja o quadro comparativo com o ano anterior, do mesmo período.
2007 | 2006 | |
Buraco em via pública |
305 |
317 |
Saúde |
290 |
199 |
Animais |
213 |
125 |
*Impostos e taxas |
212 |
34 |
Qualidade no atendimento |
190 |
243 |
Trânsito |
185 |
122 |
* A grande demanda de impostos e taxas, da Secretaria Municipal de Finanças, foi provocada pelo recadastramento de IPTU iniciada em 2006. Informações inadequadas e site indisponível colaboraram para esse número. A Ouvidoria incluiu o órgão na agenda propositiva.
Problemas solucionados
A Ouvidoria Geral também inova ao apresentar a estatística de problemas solucionados no período, por órgãos e por Subprefeituras.
Das Subprefeituras destaque para a de Parelheiros, que mais respondeu e resolveu 66,7% das queixas do período, a de Butantã, com 45,2%, e a de Vila Prudente/ Sapopemba com 39.3%. A única que não respondeu as queixas que entraram no primeiro trimestre no mesmo período foi a de Itaim Paulista, com zero.
Boletim informativo
Com o intuito de aproximar o órgão da população foi criado o boletim da Ouvidoria Geral, em formato A4 e com uma dobra, seguindo o modelo do boletim das Subprefeituras. A diferença está no papel reciclado. No informativo, o cidadão poderá conhecer os dados estatísticos por órgão e por natureza, além da divisão por região e os problemas mais reclamados.
Há também informações de como o munícipe pode usar a Ouvidoria, as situações e os meios de contato.
O relatório é uma prestação de contas, em cumprimento a determinação legal, portanto, inclui também informações de gestão como a redução de 40% dos gastos mensais; a qualificação da equipe técnica; a atualização constante do site da Ouvidoria e melhoria de procedimentos internos priorizando a rapidez.