Comemore o Dia do Animal com consciência

Saiba alguns cuidados para com o seu melhor amigo

No primeiro semestre deste ano a Ouvidoria Geral do Município recebeu 225 solicitações envolvendo animais. As causas são variadas: desde maus tratos até animais atropelados em vias públicas. Hoje comemora-se o dia dos animais. Mas qual o valor dessa data para os moradores de centros urbanos? Olhe ao redor, provavelmente você verá cães e gatos perambulando pelas ruas em total abandono.

O Centro de Controle de Zoonoses tem uma estimativa da população canina de 1.541.294 cães na cidade (1 para cada 7 habitantes) e 234.544 gatos (1 para cada 46 habitantes).

A Prefeitura Municipal de São Paulo desenvolve uma política de saúde pública e saúde animal, determinando a identificação e o cadastro de todos os cães e gatos (Lei Municipal nº 13.131, de 18 de maio de 2001). Até abril passado, foram cadastrados 390 mil animais. Isso permite meios de ação da vigilância sanitária para prevenir riscos e agravos à saúde.

Preserve o seu amigo, faça o cadastro do Registro Geral Animal (RGA). Ele pode ser realizado no Centro de Controle de Zoonoses ou estabelecimentos veterinários credenciados. São mais de 500 espalhados por toda a cidade. O proprietário precisa apresentar os seguintes documentos:

  • CIC;
  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • Atestado de vacina contra raiva emitido e assinado por médico veterinário ou comprovante do Centro de Controle de Zoonoses do município expedido nos 12 meses anteriores ao RGA.

Se você pretende ter animais, reflita sobre as condições do ambiente, horários disponíveis para os cuidados necessários, entre outros fatores que representam a adoção e a posse responsável.

Lembre-se que animais de estimação não merecem ser confundidos com brinquedos ou objetos de decoração. Antes de presentear alguém, verifique se o futuro dono irá realmente cuidar bem. Afinal, o abandono e maus tratos a animais é crime, de acordo com o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605 de 1998).

Informe-se como identificar animais doentes e se prevenir de agressões de cães e gatos de rua por meio do manual.

Mais informações no Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone 6224-5500 ou no site.