Controladoria Geral do Município apresenta Sistema Ariel para Gestores da Prefeitura de São Paulo

 A Controladoria Geral do Município (CGM), por meio da Coordenadoria de Auditoria Geral (Audi) e em parceria com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM/SP), realizou um ciclo de encontros com gestores das Secretarias e Subprefeituras da Prefeitura de São Paulo para apresentar o Sistema Ariel (Análise e Rastreamento de Informações sobre Editais e Licitações) desenvolvido pelo TCM/SP e que analisa contratos e licitações firmados pela PMSP, emitindo alerta de riscos de possíveis irregularidades.

O encontro desta quarta-feira (30/06) contou com a presença de Subprefeitos e representantes das Subprefeituras e encerrou o ciclo de reuniões que teve início em novembro de 2020 e reuniu 155 servidores. Também estavam presentes a Chefe de Gabinete da CGM, Thalita Abdala Aris, a Coordenadora da Coordenadoria de Auditoria Geral, Marcela Lassi e o Chefe da Unidade de Informações Estratégicas do TCM/SP, Dilson Cruz. Cabe a CGM, como órgão de controle interno da administração municipal, avaliar e adotar as medidas pertinentes para a eliminação de irregularidades apontadas pelo Sistema e que contribuam para ampliar o acesso à informação.

Seguindo este princípio, o ciclo de encontros teve uma função preventiva, conscientizando os gestores sobre os tipos de alertas emitidos pelo Sistema Ariel. Com base nas informações compartilhadas, eles poderão identificar as irregularidades e suas causas, além de implementar soluções para a redução destes alertas. Os gestores também terão que criar metas para alcançar estes objetivos que serão monitoradas pelas equipes de auditoria da CGM.