Controladorias Municipais se reúnem no interior do Estado

 A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) participou, nesta quinta-feira (03/10), da 2ª Reunião Plenária da Rede Paulista de Controladorias Municipais (REPAC) realizada em Franca. Representantes de 12 órgãos e entidades de controle interno estiveram presentes (Franca, São Paulo, Guarulhos, São Caetano do Sul, Osasco, Pedregulho, Santana de Parnaíba, Batatais, Sertãozinho, Ribeirão Corrente, Jardinópolis e Arujá).

A CGM/SP responde pela Secretaria Executiva da REPAC em 2019 e organizou a reunião em uma parceria com a Coordenadoria de Auditoria e Controle Interno do Município de Franca. No encontro foram avaliados os novos pedidos de adesão a Rede Paulista de Controladorias Municipais. As cidades de Mauá, Franca, Guarulhos, Sorocaba e Santana do Parnaíba passam a integrar a REPAC, que agora conta com representantes de 13 controladorias e órgãos de controle interno.

O Secretário Executivo da REPAC, Gustavo Ungaro, apresentou a resolução 002/2019 do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) que estabelece diretrizes para órgãos ou entidades de controle interno de municípios possam ingressar no CONACI na qualidade de membros associados. Durante a reunião também foi definido que, em 2020, a 1° Plenária da REPAC será em Osasco. Ela deverá ocorrer no mês de maio. Na oportunidade será escolhida a nova Secretaria Executiva da REPAC.

Ouvidorias

Para reforçar a importância e os desafios do trabalho desenvolvido pelas ouvidorias municipais e estaduais, a Rede Paulista de Controladorias Municipais também promoveu o evento “Ouvidorias”, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Franca. O objetivo foi propiciar um intercâmbio de boas práticas para o fortalecimento do controle da Administração pública e o aperfeiçoamento da gestão e de seus resultados.

A abertura do encontro contou com a presença do Secretário Municipal de Assuntos Estratégicos de Franca, Adriel Júnior Domingues da Cunha, da Coordenadora da Auditoria e Controle Interno de Franca, Lígia Silva Granzoto, da Controladora Geral do Município de São Caetano do Sul, Mylene Gambale, do Assessor Jurídico da Controladoria Geral do Município de São Paulo, Eduardo Betenjane Romano, que representou a Secretaria Executiva da REPAC 2019, da Assessora Técnica da Rede Paulista de Ouvidorias, da Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo, Anneliese Buchi Batista e da representante da Faculdade de Direito de Franca, Érica Prieto Alves Dutra.

70 convidados, entre agentes públicos e representantes de órgãos e entidades de controle interno participaram das palestras ministradas pela Ouvidora Geral do Município de São Paulo, Maria Lumena Balaben Sampaio e pela representante da Rede Paulista de Ouvidorias, Teresa Cristina Ballarini Pereira.

* com informações e fotos -  Prefeitura de Franca