Pesquisa de Satisfação analisa percepção do usuário da Ouvidoria Geral

Projeto piloto realizado no primeiro quadrimestre de 2011 na Ouvidoria Geral entrevistou 732 munícipes para verificar a qualidade do atendimento e o conhecimento sobre o papel do órgão na cidade de São Paulo.

A Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo realizou, entre 21 de fevereiro e 5 de abril de 2011, uma pesquisa qualitativa do atendimento prestado pelo órgão ao cidadão paulistano. Denominado Pesquisa de Satisfação, a amostra foi de 11% dos que procuraram a Ouvidoria pela Central de Atendimento (0800-17-5717) nesse período, o equivalente a 732 questionários respondidos.

A Central de Atendimento 0800 da Ouvidoria é a mídia mais procurada pelos munícipes, sendo que, em 2010, o percentual foi de 92,75%.

A metodologia aplicada foi a adesão espontânea após a finalização do atendimento pelo 0800-17-5717, em continuação à mesma ligação ou por via eletrônica quando o usuário disponibilizava seu e-mail.

Assim, o público alvo foi o usuário que manteve contato direto com a Ouvidoria Geral por meio de seu atendimento telefônico. O questionário abordou o conhecimento do órgão, o papel e suas atribuições, além de analisar a percepção do paulistano quanto à qualidade do atendimento oferecida pela OGM. Destes, 96,59% responderam que utilizariam novamente a Ouvidoria e 94,67% disseram que recomendariam às outras pessoas. O que revela o potencial de divulgação do usuário bem atendido na condição de agente multiplicador.

Confira a Pesquisa de Satisfação